Setor privado se une a Aldeias Infantis por empregabilidade de jovens

Com apoio de empresas, Iniciativa global da Aldeias Infantis SOS, YouthCan! combate o desemprego e estimula a autonomia e inclusão social de jovens, através de práticas de investimento social privado

YouthCan-aldeias-infantis.jpg

Foi lançado, nesta segunda-feira, 10 de julho, o YouthCan!, um programa de capacitação para jovens em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa, realizada pela Aldeias Infantis SOS em parceria com empresas globais e locais, pretende apoiar a formação profissional e inserção de jovens no mercado de trabalho. 

Estima-se que, na América Latina, 25% dos jovens estão desempregados e 27 milhões trabalham de maneira informal e em condições inadequadas. No Brasil, dados da PNAD contínua apontam que, no 1º trimestre de 2017, 28,8% dos jovens de 18 a 24 anos estavam desempregados.

Enquanto oferece a empresas de diversos setores a oportunidade de desenvolver o voluntariado corporativo, estimulando a responsabilidade e investimento social de suas equipes, o YouthCan! qualifica jovens em um leque amplo de possibilidades de trabalho.  Assim, os apoiam no ingresso no mercado de trabalho e no desenvolvimento de sua autonomia, pontos fundamentais do trabalho da Aldeias Infantis SOS.

“O YouthCan! é inovador, e acreditamos em seu potencial de inclusão. Buscamos unir a expertise da Aldeias Infantis SOS a uma rede de empresas parceiras globais e locais para assegurar que os jovens em situação de risco possam adquirir habilidades e independência em suas escolhas de vida. Vemos o projeto como um grande passo para impactar na qualidade de vida desses jovens”, explica a gestora nacional da Aldeias Infantis SOS Brasil, Sandra Greco.

Presente em quatro países, o programa promove no Brasil a capacitação de jovens em parceria com diferentes empresas, entre elas JW Marriott e Sheraton Grand Rio, no Rio de Janeiro, e AkzoNobel, DHL e UPS em São Paulo. 

No Rio de Janeiro, foi celebrada a parceria da YouthCan! com a Youth Career Initiative (YCI), programa da Business in the Community. Graças a essa união, 12 jovens cariocas poderão ter uma formação completa no setor hoteleiro, em um programa de 27 semanas de intensas atividades no JW Marriott e no Sheraton Rio.  
O evento de lançamento também contou com a presença da gerente geral do JW Marriott Rio de Janeiro, Rosana Okamoto, o diretor geral do Sheraton Grand Rio, Sintia Gomes,  a diretora de Recursos Humanos da DHL, Luciana Ezequiel, e a gerente de Alianças do  Programa YCI para a América Latina, Priscila Costa.

“Uma das recomendações da OIT é a participação do setor privado e da sociedade civil organizada para o combate do desemprego juvenil e o estabelecimento de programas específicos dirigidos a jovens com oportunidades limitadas. O YCI é o programa da indústria hoteleira para isso”, garantiu Priscila Costa.  

No estado de São Paulo, o programa conta com três projetos. O primeiro acontece em parceria com a AkzoNobel, detentora da marca de tintas Coral, que oferece atividades para 22 jovens na cidade de São Bernardo do Campo (SP). Os outros dois são realizados em São Paulo, no programa de Rio Bonito: a feira de profissões, em parceria com a UPS, e o Dhedicar, realizado pelo 6º ano consecutivo em parceria com a DHL. Juntos, os três projetos apoiam mais de 80 jovens em sua formação profissional e busca pelo primeiro emprego.