QUEM SOMOS

A Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages) é uma organização global, de incidência local, que atua no Cuidado e Proteção de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias.

“Cada criança pertence a uma família e cresce com amor, respeito e segurança.”

A Aldeias Infantis SOS lidera o maior movimento de cuidado do mundo e atua junto a meninos e meninas que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de dar resposta a situações de emergência. 
 
Fundada na Áustria, em 1949, está presente em mais de 130 países. No Brasil, atua há 56 anos e mantém mais de 80 projetos, em 32 localidades de Norte ao Sul do país. Ao trabalhar junto com famílias em risco de se separar e fornecer cuidados alternativos para crianças e jovens que perderam o cuidado de suas famílias, a Aldeias Infantis SOS Brasil luta para que nenhuma criança cresça sozinha.
 
Nosso trabalho é realizado graças à parceria com a comunidade, outras organizações da sociedade civil e governo, e, principalmente, com o apoio regular de pessoas, empresas e fundações. São as doações que tornam possível desenvolvermos e mantermos nossos projetos em todo o País.

Hermann Gmeiner

A obra surgiu com o educador Hermann Gmeiner, em Imst, Áustria, com o objetivo inicial de acolher crianças órfãs, vítimas da II Guerra Mundial. Com o passar do tempo o campo de atuação foi ampliado, com programas para famílias, comunidades, defesa de direitos e ações voltadas à saúde e nutrição, centros educacionais e promoção de direitos das mulheres, além do auxílio em emergências. Atualmente, em mais de 130 países e territórios, o foco são crianças em situação de vulnerabilidade social, que perderam ou estão prestes a perder os cuidados de suas famílias.

Atuação Nacional

Desde 1967 atuamos no Brasil para que cerca de 165 mil crianças, jovens e adolescentes pudessem viver em família, com seus direitos assegurados e a possibilidade de um futuro digno.

 

São mais de 80 projetos, em 32 localidades, em 12 estados e no Distrito Federal, voltados ao fortalecimento familiar, cuidados alternativos, promoção de espaços protetores, apoio ao jovem e advocacy. Em 2021, foram mais de 6.000 pessoas atendidas diretamente em nossos programas.