Empoderamento de jovens é foco de projeto em Araçoiaba (PE)

Aldeias Infantis SOS em Pernambuco e Fundación Mapfre criam iniciativa para atender 200 jovens em município que sofre com altas taxas de desemprego e analfabetismo.
Recife, 7 de dezembro de 2017 - A organização humanitária internacional Aldeias Infantis SOS Brasil promoveu no dia 7 de dezembro a aula inaugural do projeto SONHAR - Planejando Vidas em Pernambuco. O projeto, uma parceria com a Fundacion Mapfre, promoverá o desenvolvimento e empoderamento de 500 jovens em Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
 
empoderamento-jovens-Aracoiaba-pe-02_aldeinas-infantis.jpg

Em Pernambuco, as atividades do projeto serão realizadas na cidade de Araçoiaba, que atenderá 200 jovens entre 15 e 17 anos, estudantes de escolas públicas do município. O projeto SONHAR oferece formações diárias no centro social da Aldeias Infantis SOS em Araçoiaba, além de mini cursos técnicos ministrados por voluntários e visitas a empresas parceiras. "Esperamos contribuir para o desenvolvimento humano dos jovens para eles reconhecerem seu potencial," fala Alberes Mendonça, gestor da Aldeias Infantis SOS Pernambuco.  

A aula inaugural trouxe para os jovens a reflexão sobre auto estima e a necessidade que todos temos de sonhar com uma vida melhor. "Achamos importante trazer esta temática já que observamos que a maioria das crianças e jovens que vivem aqui não tinham um sonho de vida", recorda Josiane Silva, coordenadora do projeto. 

O município tem um dos menores índices de Desenvolvimento Humano do estado e a população apresenta alto percentual de analfabetos, desempregados, sendo a fome algo presente no dia a dia de grande parte da população. De acordo com Alberes Mendonça, o projeto SONHAR oferece ferramentas para que jovens do município possam vencer os obstáculos enfrentados em situações de vulnerabilidade social e possam ter oportunidades para ingressar no mercado de trabalho de forma mais produtiva e positiva.