Aldeias Infantis lança programa YouthCan!, de empregabilidade para jovens em SP

Empresas como a AkzoNobel e a DHL apoiam iniciativa internacional para combater o desemprego juvenil e estimular a autonomia e inclusão social.
A organização humanitária internacional Aldeias Infantis SOS lançou, na manhã do dia 22 de novembro, seu programa de capacitação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social, YouthCan!, com projetos em São Paulo e no Rio de Janeiro. A iniciativa oferece a empresas de diversos setores a oportunidade de desenvolver voluntariado corporativo, estimulando a responsabilidade social de suas equipes, que trabalharão na formação de jovens, para que ingressem no mercado de trabalho e desenvolvam a sua autonomia.

Lancamento_YouthCan_SP_mat.jpeg

Presente em dez países, o programa promove, no Brasil, a capacitação de jovens em parceria com diferentes empresa como a AkzoNobel e a DHL, em São Paulo, e JW Marriot e Sheraton Barra no Rio de Janeiro. “O YouthCan! é um programa inovador e acreditamos em seu potencial de inclusão. Buscamos unir a expertise da Aldeias Infantis SOS a uma rede de empresas parceiras globais e locais para assegurar que os jovens em situação de risco possam adquirir habilidades e independência em suas escolhas de vida. Vemos como um grande passo para impactar a qualidade de vida desses jovens”, explica a gestora nacional da Aldeias Infantis SOS Brasil, Sandra Greco.

Programas como este são extremamente importantes, já que atualmente, na América Latina, estima-se que 25% dos jovens estão desempregados e 27 milhões trabalham de maneira informal e em condições inadequadas. No Brasil, dados da PNAD contínua apontam que, no 1º trimestre de 2017, 28,8% dos jovens de 18 a 24 anos estavam desempregados.

No estado de São Paulo, o programa conta com três projetos. O primeiro acontece em parceria com a AkzoNobel, detentora da marca de tintas Coral, que oferece atividades para 22 jovens na cidade de São Bernardo do Campo (SP). Os outros dois são realizados em São Paulo, no programa de Rio Bonito: a feira de profissões, em parceria com a UPS, e o Dhedicar, realizado pelo 6º ano consecutivo em parceria com a DHL. Juntos, os três projetos apoiam mais de 80 jovens em sua formação profissional e busca pelo primeiro emprego.

Já no Rio de Janeiro, a iniciativa acontece em parceria com a Youth Career Initiative (YCI), programa da Business in the Community, com os hotéis JW Marriot e Sheraton Rio, que promoveram, por meio do programa YouthCan!, a abertura de 12 vagas para a formação de jovens na capital fluminense. Além do Coletivo Coca-Cola, em Pernambuco.

“Por meio do YouthCan!, podemos colaborar para evitar que os jovens sigam uma vida sem autonomia e sem realizações no mercado de trabalho, o que impacta consideravelmente a condição social e a saúde psíquica”, disse Marcelo Abreu, gerente de Marketing da AkzoNobel Tintas Decorativas. “Temos não só a preocupação de compartilhar conhecimento, mas também a de desenvolver habilidades”.

Sobre o YouthCan!

O Brasil é um dos três países da região da América Latina e Caribe onde o YouthCan! foi implementado pela Aldeias Infantis, junto à Colômbia e à Costa Rica. No mundo, são dez países na Ásia (Indonésia e Sri Lanka), África (Nigéria, Ruanda e África do Sul), Europa (Hungria) e Oriente Médio (Jordânia). Trabalhando com o setor privado, cresce o impacto na vida de jovens e comunidades, contribuindo ativamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Em 2017, foram alcançados 4307 jovens pelo mundo, através de um total de 117 parcerias nacionais e envolvimento com 891 funcionários voluntários.