Como tudo começou

A organização Aldeias Infantis SOS foi fundada em 1949 na Áustria. A II Guerra Mundial havia terminado recentemente, deixando muitos danos materiais e emocionais. Milhares de crianças tinham perdido suas famílias, suas casas e sua segurança.

Ali vivia Hermann Gmeiner, fundador das Aldeias Infantis SOS. Diante de tal desolação e desespero, ele sentiu que algo precisava ser feito com urgência: ele não podia permitir que tantas crianças órfãs fossem deixadas nas mãos do destino, e que tantas mães que haviam perdido seus filhos e maridos durante a guerra ficassem sozinhas. Foi então que ele sugeriu a um grupo de mulheres que criassem essas crianças.

E assim foi criada a primeira Aldeia Infantil SOS. Ele chamou todas as pessoas que conhecia e disse: "Me dê um Chelím por mês, e eu construirei uma Aldeia para as crianças órfãs e abandonadas." E com a ajuda dessas pessoas, foi o que ele fez.

A primeira Aldeia está localizada na cidade de Imst, na região do Tirol, próximo aos Alpes austríacos. Desde aquela época, mais de 60 anos se passaram e a idéia das Aldeias Infantis SOS se expandiu para mais de 132 países.