Em 1980, em Alto de Coutos/Salvador foi inaugurada o 1º Condomínio SOS, graças ao esforço da diretoria criada, de um grupo assistencial que atuava junto ao Juizado de Menores e de toda a sociedade baiana. O Condomínio contava com 10 Casas Lares.
No ano de 1994, a Aldeias SOS da Bahia passou a ser conhecida como Aldeias Infantis SOS Brasil – Filial Bahia, considerando a reestruturação mundial de toda a SOS Kinderdorf International visando 03 pontos básicos: economia operacional; área programática/pedagógica e racionalização administrativa.
Com o passar do tempo, o espaço em Coutos, ficou pequeno. Assim, em janeiro de 1999, o programa foi transferido para o município de Lauro de Freitas. Além da ótima infraestrutura e da beleza extraordinária, o novo programa transmitia a sensação de pertencimento a uma grande família. O Condomínio era composto de 19 edificações, sendo 13 Casas Lares.
Em 2001, ao lado do Condomínio de Lauro de Freitas foi inaugurada a Creche Hermann Gmeiner, para atender as crianças de 0 a 06 anos.
Considerando o grupo meta: crianças, adolescentes, jovens (e suas respectivas famílias), em 2003 foi implantado o Centro Social com ações de Fortalecimento Familiar e Comunitário. A partir do sucesso das atividades, foram implantados os Centros Comunitários nos bairros de: Lagoa dos Patos; Parque São Paulo; Bairro da Paz/SSA e Portão. Mais tarde, foi firmada parceria com o Projeto Crescer.
Ao longo de todos esses anos a Aldeias Infantis SOS da Bahia já apoiou centenas de crianças, adolescentes e jovens a construírem seu próprio futuro.
Atualmente, a Aldeias Infantis SOS em Lauro de Freitas trabalha por meio dos seguintes serviços:
* Acolhimento de crianças e adolescentes, em 02 Casas Lares;
* Cuidados Alternativos, em 01 Casa Lar;
* Fortalecimento Familiar e Comunitário, através do Projeto Família Assistida;
* Advocacy.