Manaus | Amazonas

Cada criança pertence a uma família e cresce com amor, respeito e segurança

A unidade da Aldeias Infantis SOS Brasil em Manaus é uma Vila Educadora e de Proteção de Direitos, com diversos projetos educacionais e sociais voltados ao fortalecimento de crianças, adolescentes e suas famílias.

A atenção direta às crianças na Primeira Infância e suas famílias é realizada através do Centro Dia e do Centro Municipal de Educação Infantil Hermann Gmeiner, este último em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Manaus.

No local também funciona a Escola Municipal de Ensino Fundamental I Maria das Graças, outra iniciativa com o apoio da prefeitura, onde as crianças podem aprender desfrutando do contato com a natureza, entre coelhos, flores, árvores, abelhas e galinhas, promovendo assim uma Educação Integral e de Qualidade, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizados pela ONU.

O espaço ainda possui quadra de esporte, sala de espelhos para dança e campo de areia, funcionando também como um Centro de Convivência para a vizinhança.

              ÚLTIMAS NOTÍCIAS                  

O atendimento em Manaus prioriza o Fortalecimento das Famílias, e conta com projetos como a Escola de Pais, que acontece dentro do espaço da Aldeias Infantis, e capacita famílias que convivem com crianças e adolescentes diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Além disso, a atuação dos profissionais fora da Vila também é muito forte através do Projeto Família Assistida. O objetivo é capacitá-las para um cuidado de qualidade, buscando a prevenção da quebra de vínculos entre pais e filhos através do trabalho em várias áreas de resultado. Um dos pilares é a geração de renda com a oferta de cursos variados, como corte e costura, modelagem, entre outros.

Mude vidas!

Doe para o Programa
de Manaus

JUNTE-SE A NÓS!

As ações com os jovens são desenvolvidas na Casa de Oportunidades e Empregabilidade, durante o contraturno escolar, com foco na preparação ao mercado de trabalho. Através do desenvolvimento de habilidades socioemocionais e de um planejamento de futuro, os jovens tomam nas mãos os seus projetos de vida

A Aldeias Infantis em Manaus mantém ainda parcerias com empresas locais e nacionais, como a Transire, BIC da Amazônia e Maquise Ambiental, e está sempre aberta para novos projetos que contribuam para o ingresso de jovens ao mercado e trabalho.

Assim como nas demais localidades em que a Aldeias Infantis SOS Brasil está presente, o nosso foco sempre é a proteção e o desenvolvimento das famílias, dando todo o apoio para que elas alcancem uma vida plena, digna e feliz.

Nota Fiscal
Amazonense

CADASTRE AQUI

Conheça nossos projetos

O Centro Dia é uma estrutura ampla e acolhedora, onde crianças e adolescentes são assistidos por educadores durante o contraturno escolar. 

Nestes espaços, as crianças fazem suas refeições e são desenvolvidas a partir de atividades esportivas, sociais e culturais. As ações incluem aulas de dança, música, teatro, além de brincadeiras ao ar livre em contato direto com a natureza.

Para os pais, são promovidas rodas de conversa e oficinas variadas a partir de temas levantados por eles, com o objetivo de estimular melhorias na educação e no cuidado de seus filhos.

Atendimento de 85 crianças, de segunda à quinta-feira, e realização de rodas de conversa e orientação para pais e responsáveis às sextas-feiras

Em Manaus, a Escola de Pais atende famílias  que convivem com crianças e adolescentes diagnosticados com Espectro do Transtorno Autista (ETA). 

O objetivo é torná-las conscientes e fortes para entender seus filhos em sua diversidade, capacitando-os como co-terapeutas ao longo da vida para prevenir a ruptura de vínculos e o abandono parental.

A capacitação é feita por meio de conversas, atividades e orientações lideradas por psicólogos e fonoaudiólogos. 

Às sextas-feiras, os pais e responsáveis participam de rodas de conversa onde partilham experiências de dor e de sucesso.

Apoio a 20 famílias com crianças diagnosticadas com Espectro do Transtorno Autista (ETA)

O programa realiza acompanhamento sistemático e rotineiro de 30 famílias em altíssima vulnerabilidade social para a prevenção da perda do cuidado parental.

Através de um Plano de Desenvolvimento Familiar, que é construído em colaboração com pais e responsáveis, os profissionais da Aldeias Infantis fazem visitas rotineiras, atuando no domicílio e junto à rede de serviços sociais.

Acompanhamento e inserção de 30 famílias em programas sociais

O Projeto cria oportunidades para os jovens construírem gradativamente seu projeto de vida, dentro de um conjunto diverso de atividades que despertem seus sonhos, incidam sobre sua trajetória educacional e os motivem no preparo para o mundo do trabalho.

As atividades focam no desenvolvimento de habilidades como escuta atenciosa, fala pensada, leitura mais inteligível, conversação, identificação pessoal, protagonismo, empoderamento, inciativa e fidelização aos propósitos pessoais de crescimento.

O projeto também mantém parcerias com empresas locais e nacionais para a realização de cursos profissionalizantes e seleção para vagas de emprego.

Apoio a 40 jovens para que efetivem seus projetos de vida

A Escola de Educação Infantil é mantida pela Aldeias Infantis em convênio com a Prefeitura Municipal e fica dentro do espaço da Aldeais Infantis

O CMEI é reconhecido nacionalmente com o selo Escolas Transformadoras. A menção é entregue para espaços de ensino que investem em uma abordagem diferenciada para a educação e transformação de crianças e adolescentes.

Ele também se diferencia por oferecer uma formação em meio à natureza, levando crianças e adolescentes para bosques onde eles podem ter contato com animais, hortas e flora. A abordagem lúdica deste contato incentiva a consciência ambiental e social desde a primeira infância.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental I Maria das Graças, também mantida em convênio com a rede municipal de ensino, oferece uma educação para crianças e adolescentes com o contato direto com a natureza.

No local, os estudantes convivem entre coelhos, galinhas, flores e árvores, em um método que promove a Educação Integral e de Qualidade, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizados pela ONU.

Contatos 

Fone: (92) 3342-7520 | Fax: (92) 3342-7518
E-mail: 
manaus.am@aldeiasinfantis.org.br
Para doar: doe.aldeiasinfantis.org.br/manaus

Endereço: 

Rua Professora Cacilda Pedroso, 600
CEP: 69048-340 | Alvorada
Manaus - AM

Veja outros programas da Aldeias Infantis SOS Brasil