agosto 24 2020

Manaus em Notícia #15

Novidades de Agosto de 2020

 
 
Agosto Lilás 

A violência contra a mulher é uma temática importantíssima e no mês de agosto, a conscientização sobre o assunto é intensificada com a campanha Agosto Lilás.  

Desde 2006, a Lei Maria da Penha existe como principal recurso de denúncia e de proteção às mulheres vítimas de violência. Com o isolamento social, houve um aumento destas situações, agravando um cenário que já era muito preocupante. 

Para romper esses ciclos de violência e incentivar o respeito no ambiente doméstico, atividades educativas são desenvolvidas com as famílias assistidas pela organização em Manaus. O objetivo é conscientizar sobre o assunto e proporcionar um lar seguro e amoroso para as mulheres e para as crianças. 

Neste mês, outra data importante foi lembrada, o Dia do Psicólogo/a. Profissionais que contribuem muito para a saúde mental, o desenvolvimento pessoal e o apoio emocional de milhares de pessoas pelo mundo. 

 

Parceiros SOS  

Graças à solidariedade dos nossos Parceiros SOS, centenas de famílias vem recebendo apoio para enfrentar essa pandemia. No mês de agosto, agradecemos a Fundação Banco do Brasil, o Banco BV, a Coopernorte, o Banco do Brasil e a BB Seguros.  

A Malwee e o Instituto Malwee levaram conforto às pessoas, com a doação de mais de 6.000 peças de roupas.

O Fundo Manaus Solidária realizou a doação de 70 cestas básicas, em agosto. Agradecemos a confiança e os recursos propiciados pelo Termo de Fomento. 

 

 
O Folclore Brasileiro 

O projeto Infância Cidadã, tem como foco promover atividades educativas e recreativas para 81 crianças e suas famílias, em Manaus. Em agosto, a temática abordada nos encontros online foi o Folclore Brasileiro. O objetivo era compartilhar com crianças as lendas amazônicas, como os contos do Boto Cor de Rosa, da Yara e do Curupira, além de falar sobre o personagem mais famoso do folclore brasileiro, o saci-pererê. 

Foram realizadas oficinas recreativas de artes e de teatro, por meio de vídeos, que mostraram a beleza da Amazônia e os elementos da identidade cultural cabocla. Buscou-se também, visibilizar a cultura indígena e a afro-americana com estas atividades. 

 

 
Aldeias Infantis e o UNICEF 

Em parceria com o UNICEF, desenvolvemos o projeto Súper Panas, para assegurar que a população migrante e refugiada, em especial, crianças e adolescentes, tenham acesso a espaços de recreação, lazer, diversão e aprendizado, com segurança e proteção social. Durante os meses da pandemia, grandes empresas realizaram doações, garantindo itens básicos e essenciais à estas pessoas.  

Uma delas é a Unilever Palmolive, que doou materiais de limpeza e de higiene, distribuídos pela Aldeias Infantis para mais de 17 organizações sociais locais, impactando centenas de famílias. 

 

Projeto Cuida Bem de Mim 

Esta iniciativa, desenvolvida em Manaus, contribui com 20 famílias e melhora a qualidade de vida das crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo. São realizadas oficinas educativas online para os pais e para as crianças, gerando mais autonomia e hábitos saudáveis para os pequenos. Destaca-se também o apoio psicológico à estas famílias, especialmente àquelas que perderam parentes e pessoas queridas, devido ao coronavírus. 

Graças ao Termo de Fomento com o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e os recursos repassados pela Transire (empresa de componentes eletrônicos), o projeto segue beneficiando estas famílias e, principalmente as crianças. 

 

 
Festa de Família 

No dia 28 de agosto, houve uma celebração especial online, com o tema: A Família e o Folclore. As crianças e os adultos se apresentaram e contaram lendas do folclore, cantaram músicas, além de realizarem outras atividades como adivinhações, danças e a preparação de comidas típicas. 

 

Festival de Cantigas de Roda 

Por meio da plataforma do Google, realizou-se o 1º Festival Virtual de Cantigas! O evento contou com a participação das crianças do Centro Municipal de Educação Infantil, Hermann Gmeiner (CMEI), e suas famílias. Foram compartilhadas brincadeiras, filmes e muito afeto entre os participantes. “Matamos as saudades” e “queremos mais”, expressaram as crianças depois do acontecimento.