dezembro 30 2020

Manaus em Notícia #19

Novidades de Dezembro de 2020

 

Ano de orgulho 

Mesmo com os desafios da pandemia, o projeto Infância Cidadã continuou com as suas ações on-line, beneficiando dezenas de crianças! Foram realizadas diversas atividades virtuais neste ano: produções de vídeos, rodas de conversas, contação de histórias, além da assistência da equipe da Aldeias Infantis às famílias. O projeto foi financiado pelo Fundo Manaus Solidária e agradecemos imensamente a parceria! 

 

Visita comemorativa 

O projeto Garantindo Direitos busca o fortalecimento e o acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade. A iniciativa, financiada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Manaus, também superou as barreiras da crise sanitária e seus resultados foram comemorados na visita da equipe do Conselho à Aldeias Infantis, em Manaus! Agradecemos o apoio ao projeto em 2020. 

Projeto Casa Azul 

Para fechar o ano com chave de ouro, a equipe psicossocial do projeto Casa Azul elaborou um relatório sobre as crianças e famílias atendidas na iniciativa, que desenvolve atividades com foco no transtorno do espectro autista. Neste ano, além das oficinas psicopedagógicas on-line, demos continuidade ao acompanhamento individualizado e visitas domiciliares à 20 famílias manauenses. O projeto segue até março de 2021, com a perspectiva de ampliação do atendimento. 

 

Helianey e o amor materno 

Helianey Vieira dedicou quase uma década de sua vida a ser Mãe Social (cuidadora residente). Ela começou seu trabalho na Aldeias Infantis, em Manaus, no ano de 2007 e com muito amor, cuidou e proporcionou uma infância feliz às crianças em nossa Casa Lar. 

Natural de Santarém (PA), a enfermeira foi responsável por 6 crianças, todos irmãos, auxiliando-os em seu desenvolvimento por 9 anos. Tamanho foi o amor, que, quando o serviço de acolhimento deixou de ser realizado na cidade, Helianey decidiu adotar duas das crianças, já que não tinha condições para adotar as seis. 

Ainda na luta para finalizar o processo de adoção, ela expressa: “Nada foi perdido. O amor vivido não tem decreto que o negue, pois como "mãe" das crianças estou expandindo a maternidade em novas formas de cuidado.” 

Agradecemos os 9 anos de dedicação da profissional! 

 

Reportagem especial 

Em dezembro, a equipe da TV Amazonas visitou a unidade da Aldeias Infantis SOS Brasil, em Manaus, para produzir uma reportagem sobre a história da ONG, para o programa local “Aproximar Muda Tudo”. O gestor da organização na cidade, Nelson Peixoto, compartilhou fatos importantes, ressaltando o apoio às 512 crianças e 800 famílias nestes 25 anos de atuação da Aldeias Infantis, em Manaus.

Formação de jovens 

Durante o ano, os nossos Parceiros SOS foram muito importantes para a formação e futuro profissional dos jovens assistidos em nossos projetos. Por meio destas parcerias, com empresas como BIC, Marquise e Transire, 20 jovens foram contratados para ter sua primeira experiência de trabalho. 

Além disto, o apoio psicossocial da nossa equipe foi realizado on-line, com palestras sobre temáticas diversas, como depressão, suicídio e empregabilidade.