Porto Alegre | Rio Grande do Sul

  

Endereço: 

Av. Caldeia, 250
CEP: 91130-540 | Sarandi
Porto Alegre - RS

Contatos 

A primeira a ser fundada no Brasil

No dia 2 de Abril de 1967, foi fundada a Aldeias Infantis SOS no Brasil, com a presença de Hermann Gmeiner, fundador austríaco. O lançamento da pedra fundamental da primeira Casa Lar de Porto Alegre aconteceu no dia 14 de Outubro do mesmo ano.

Em 1968, iniciou-se a construção das Casas Lares e o Governo do Estado declara a Aldeias Infantis SOS, uma Organização de utilidade pública. Também neste ano a Aldeias SOS recebe do cônsul da Áustria, o pergaminho do registro oficial da Organização, como um membro efetivo da SOS Kinderdorf Internacional.

No ano de 1969, a primeira Casa Lar começou a funcionar e, de 1970 a 1974, outras foram construídas. A inauguração solene, com a presença do fundador Hermann Gmeiner, foi em 5 de Junho de 1975.

Mude vidas!

Doe para o Programa de Porto Alegre

JUNTE-SE A NÓS!

  
Em 1992, na comemoração de 25 anos, o Programa de Porto Alegre recebeu a visita de Helmut Kutin e em vários outros momentos, nesses 45 anos de existência, sediou muitos encontros de formação e até encontros nacionais da própria Organização.

No ginásio de esportes, muitas apresentações, tanto artísticas, quanto esportivas, foram realizadas, envolvendo a Organização, a comunidade, grupos de dança, torneios de futebol e festas comemorativas.

Entre os anos de 1998 a 2005, no espaço de acolhimento, contou-se com a existência da Escolinha Aldeias SOS, com uma turma de jardim para os pequenos.

Durante quase cinco décadas, o programa de Porto Alegre tem registrado vários eventos importantes para a vida das crianças, adolescentes e jovens; construindo assim, ano após ano, a história de todos; de laços, de cuidadores, de lutas, de desafios e de sucesso.

Hoje, contamos com alguns projetos que levam em consideração a nossa realidade, contextualizando as necessidades de nossas crianças e adolescentes, na busca de um atendimento humanizado, com garantia dos seus direitos.

Segundo o gestor, Eneas Palmeira que está há 14 anos na Aldeias Infantis SOS Brasil, “Trabalhar como gestor é um desafio a cada dia, porque nós temos que estar sempre prontos para as dificuldades que se apresentam, mas ao mesmo tempo, é muito estimulador. O combustível do sucesso sempre foi o desafio.“

Durante os dois anos que trabalha na Aldeias Infantis SOS de Porto Alegre, ele destacou um momento emocionante que presenciou “Conseguimos reunir a primeira geração de 1987, pessoas entre 45 e 48 anos um grupo de 23 ou 24 jovens da época. Eles relataram no palco a vivência e experiência dentro da Aldeias SOS e muitos ficaram emocionados, levando muitas pessoas a se emocionarem também pelo relatos e agradecimento às mães e à Aldeias como um todo.”

 

Veja outros programas no Sul