Hermann Gmeiner

Hermann Gmeiner nasceu em 1919 em Vorarlberg, Áustria, numa família de camponeses. Sua mãe morreu quando ele tinha 5 anos, e sua irmã mais velha ficou responsável por sua criação e de seus irmãos. Logo, ele estudou medicina e exerceu a profissão por alguns anos.

Aos 30 anos, fundou a primeira Aldeia Infantil SOS, e em pouco tempo passou a dedicar-se totalmente à causa da infância. Dirigiu a SOS Kinderdorf International até sua morte, em 1986, sempre incentivando a criação de novas unidades e projetos e a inovação pedagógica.

Hoje, o "protótipo" de Imst, que ele criou, é um modelo para todas as nações: um conceito flexível e abrangente para o apoio de crianças, adolescentes e jovens.

Hermann Gmeiner sempre foi grato às milhares de pessoas que, através da sua contribuição, permitiram que o trabalho das Aldeias Infantis SOS fosse mantido e ampliado. Essas pessoas entenderam sua idéia: oferecer proteção e cuidados a crianças que precisam disso para seu desenvolvimento.

Prêmios e Reconhecimentos

Hermann Gmeiner foi amplamente reconhecido como um pioneiro na atenção e cuidados das crianças em vulnerabilidade social.

Ele foi nomeado membro honorário da Academia Austríaca de Ciências, recebeu o título de Doutor Honoris Causa de duas universidades, recebeu a medalha de mérito da República Federal da Alemanha, o Prêmio Sonning, da Universidade de Copenhagen, a concessão de Wateler Paz e o Prêmio Humanitário Internacional do Variety Club Internacional, bem como a medalha do Comendador San Gregorio e Cidadão Honorário de sua cidade natal, Alberschwende de Imst, Belin e Rio de Janeiro.