Experiências e boas práticas organizacionais

 



Roda de conversa
sobre sexualidade

Mesmo em pleno 2016, conversar sobre sexualidade ainda é um tabu para muitos adolescentes. Primeiro, porque muitos têm vergonha, característica própria da fase de desenvolvimento em que estão. Segundo, pela negação dos adultos em lidar com o tema.

Esses fatores podem acabar potencializando vivências e manifestações sexuais negativas durante a adolescência. Para evitá-las, as equipes técnicas da Aldeias Infantis SOS realizam rodas de conversa sobre a sexualidade com crianças e adolescentes que participam das atividades tanto no serviço de acolhimento quanto nos projetos de fortalecimento familiar e comunitário.

Por meio de dinâmicas e vídeos, as meninas e os meninos perdem a timidez e começam a se abrir em relação ao assunto. A partir daí, dialoga-se sobre o conhecimento do próprio corpo, intimidade e privacidade, além da prevenção de gravidez e de doenças sexualmente transmissíveis. 

 

 


Fazendo a minha história

Por meio de uma parceria com o Instituto Fazendo História, os programas da Aldeias Infantis SOS Brasil realizam o projeto Fazendo minha História com crianças e adolescentes acolhidos. Este projeto tem o objetivo de auxiliar a a criança a criar um álbum de memórias, com informações sobre seu passado e presente, além de expectativas para o futuro. 
Com esta metodologia, pode-se abordar questões internas da criança.  As atividades acontecem semanalmente, sempre no mesmo dia da semana e horário, para que se estabeleça um espaço terapêutico e de segurança para a criança. O mediador deve, durante essas atividades, trabalhar os diversos sentimentos que podem surgir durante a construção. O projeto Fazendo minha História traz para a criança uma possibilidade de resignificar questões do passado e de sonhar sobre seu futuro.