Histórias de Mães Sociais

Adinalva - Campinas

Em mais de 20 anos de dedicação como mãe social, Adinalva coleciona inúmeras histórias. Primeiro no Rio de Janeiro, depois em Campinas, a mulher testemunhou a chegada, desenvolvimento e partida de mais de uma geração de crianças e adolescentes acolhidos pela Aldeias Infantis. Pelas próprias contas, foram mais de 60.
 


“Mãe é oferecer proteção. Eu realmente os tenho como filhos, mas tenho a consciência que cada um deles tem a sua família de origem e ofereço estímulo para que retomem esse convívio”.

Para Adinalva, cada criança e adolescente que passou pelo seu cuidado é único em seu jeito de ser. Diante de tantas realidades distintas, as individualidades ficam pequenas dentro de um lar repleto de amor, união e solidariedade.

“Antes de tudo tem o respeito por cada um. Eu me apresento de forma que eles me vejam como uma pessoas. Depois, coloco as regras e limites sobre o que pode e o que não pode. E assim todos vão correspondendo gradativamente. O início não foi fácil”.

Entre tantas histórias, a que mais impactou Adinalva foi a de uma bebê de 14 dias abandonada pela mãe em uma lata de lixo. A menina chegou aos seus cuidados durante a madrugada, em uma situação de extremo risco. Com muito esforço e cuidado, a situação começou a ser revertida, e 9 meses depois a criança foi entregue para os cuidados da avó biológica.

Apesar do desfecho positivo, foi neste momento que Adinalva percebeu que também precisava de cuidados. “Depois dessa criança eu resolvi que devia tratar também de mim, pois senti muito a saída dela”.

Mas a recompensa vem todos os dias, com tantos outros casos de superação e transformação que ela contribuiu diretamente. Em meio a tantas, a mãe social faz questão de contar também a história de João, que chegou aos seus cuidados como uma criança bastante indisciplinada.

“Ele queria destruir tudo dentro de casa. Nossa relação no começo foi difícil. Até que chegou o dia que olhei para ele e falei que ele não estava ali obrigado. Aos poucos ele foi entrando no meu jogo e tudo fluiu naturalmente”.

Hoje, a mulher continua como uma das mães sociais mais atuantes de Campinas e se tornou uma referência para o sistema de acolhimento em todos os programas da Aldeias Infantis SOS Brasil.

“O mais gratificante é ver as mudanças, e no final, o reconhecimento. Muitos deles ainda me ligam, alguns até diariamente”.

Faça parte da mudança

Transformações como esta só se tornam realidade graças ao apoio de nossos doadores, que garantem mais proteção e oportunidades a milhares de crianças, adolescentes e jovens.
Apoie a construção de um futuro melhor a milhares delas?
 

Faça parte da mudança

Transformações como esta só se tornam realidade graças ao apoio de nossos doadores, que garantem mais proteção e oportunidades a milhares de crianças, adolescentes e jovens.
Apoie a construção de um futuro melhor a milhares delas?