Waldenice - Manaus

Conheça a história de uma mãe social que durante 15 anos deu todo seu amor para 20 crianças e jovens
O programa, que completa 15 anos de existência, acolhe hoje 120 crianças, adolescentes e jovens de 0 a 20 anos. Durante todo esse tempo, 298 crianças e jovens já passaram por lá, e uma boa parte deles, exatamente 20, recebeu o amor e os cuidados de Wal. A trajetória dessa senhora simpática de 52 anos é marcada pelo compromisso com a infância, motivo pela qual é um símbolo de amor e de estabilidade para cada uma das crianças que passou pelos seus cuidados nesses 14 anos dedicados à profissão de mãe social.
Após 12 anos trabalhando como industriária, Waldenice conheceu as Aldeias Infantis SOS, gostou do desafio de se tornar uma mãe social e ao final do período de experiência, viu-se totalmente envolvida com a causa: “Eu me apaixonei e agora não me vejo fazendo outra coisa!”. 

Hoje, Wal é responsável por dez crianças e adolescentes, com idades entre 7 meses e 16 anos. Trata-se de 3 famílias de irmãos que perderam o cuidado parental. Nesse sentido, a Aldeias Infantis SOS, seguindo o que prescreve a legislação brasileira, não separa irmãos biológicos para que seja fortalecido o vínculo fraterno. Além deles, a mãe social recebe o carinho de vários jovens que já foram reintegrados às suas famílias de origem. Eles a visitam regularmente para matar a saudade.

Quando Waldenice é questionada sobre o significado de ser mãe social, a resposta vem acompanhada de lágrimas nos olhos:



“É vocação, renúncia, doação, paciência, muito carinho e amor para dar. Trabalhar nas Aldeias Infantis SOS é uma felicidade, pois me sinto realizada. Sou parte dessa organização que é muito séria no que faz e só trabalha para dar um bom encaminhamento para a vida dessas crianças. Desde que entrei aqui, só tenho sentido muito carinho e amor. Não posso dizer que tudo é só alegria, pois educar não é fácil, mas sei que dou conta do recado. Eles precisam de mim, e a missão de educar as crianças para que possam ser felizes me fortalece”.


Em abril, Wal recebeu um anel em reconhecimento pelos 14 anos de trabalho dedicado às crianças e adolescentes. A homenagem foi entregue pessoalmente pelo presidente mundial das Aldeias Infantis SOS, Sr. Helmut Kutin, em cerimônia solene, no teatro da unidade de Manaus.

O evento contou com a presença de mais de 100 convidados. Além da entrega do anel para a mãe social, as crianças e adolescentes brindaram a todos com apresentações culturais típicas da região.

Sobre seu futuro, Wal sabe bem o que quer: “Continuar sendo mãe social, até onde Deus permitir. Ver meus filhos sociais criados, felizes e com um futuro brilhante”.

Daiana, uma das jovens que vivem com Wal, deixa seu depoimento emocionado sobre a mãe social:

“Ela é tudo. Eu não consigo explicar, só consigo sentir. Agradeço a Deus por ter me colocado na vida dela, ela é minha mãe e eu a amo muito...” em lágrimas, deu um beijo em sua mãe social dizendo “obrigada mãe, por você existir em minha vida...”.
 

Faça parte da mudança

Transformações como esta só se tornam realidade graças ao apoio de nossos doadores, que garantem mais proteção e oportunidades a milhares de crianças, adolescentes e jovens.
Apoie a construção de um futuro melhor a milhares delas​