Luiz* chegou na Aldeias Infantis SOS Brasil no fim de 2017, aos 13 anos de idade, junto com seus dois irmãos mais novos. Os três vinham de um abrigo e no início ele não conseguia se encaixar. Embora bastante tímido, era agressivo e não demonstrava qualquer interesse em realizar as atividades junto aos colegas de sua idade. Ele não enxergava nenhuma perspectiva para o futuro.
Quando iniciou o ano letivo, Luiz apresentava dificuldades em manter a frequência escolar e enfrentava problemas de organização e de socialização, e isso o fazia se sentir muito mal.
Durante o ano, além de trabalhar seu relacionamento com os irmãos e colegas de acolhimento na nossa Casa Lar, a equipe recorreu também a uma psicóloga especializada e uma assistente social que conseguiram estabelecer um diálogo aberto com Luiz, passando confiança para que ele pudesse se abrir e voltasse a ter perspectivas e objetivos para o futuro. Com o apoio e trabalho integral da Equipe Técnica da Aldeias Infantis, seu comportamento mudou.
Este ano, já em uma nova escola, Luiz tem conseguido manter boas notas e a frequência escolar. E mais do que isso, decidiu participar do Projeto Casa de Oportunidades, que desenvolve competências essenciais para uma vida socialmente participativa, empreendedora e autônoma.
Hoje ele já se permite sonhar e quando perguntamos sobre seu futuro, ele não olha mais para baixo desanimado, mas sim, responde com firmeza: “Quero trabalhar para poder ficar junto com meus irmãos e cuidar deles”.
É gratificante pensar que nós podemos fazer a diferença na vida dessas crianças, e você também pode! Quer participar da construção de um futuro melhor?
Faça parte, seja um doador!
*O nome do adolescente foi trocado para o relato em respeito aos princípios de confidencialidade de nossas diretrizes de proteção infantil.