Paratletismo: uma ponte para novas experiências

Conheça a história de Jane Soares, que cresceu em uma casa lar da Aldeias Infantis SOS e está classificada para a Fase Nacional do Circuito Caixa de Atletismo

Jane chegou à Aldeias Infantis SOS de João Pessoa (PB) aos 2 anos de idade, acompanhada de seu irmão gêmeo Erundir. Foi dentro do programa paraibano que, além de ganhar uma nova família, ela pôde desenvolver o seu talento com os esportes e tornar-se uma ótima e dedicada paratleta. Por ser portadora de uma deficiência intelectual que pode alterar o comportamento, desde que chegou ao programa Jane passa por tratamentos médicos e psicológicos. E mesmo hoje, aos 18 anos, permanece recebendo acompanhamento semanal da equipe SOS.

Jane e seu irmão moram desde que atingiram a maioridade com Vilma, sua mãe social. O vínculo era tão forte que a cuidadora decidiu se desligar da organização para se tornar mãe dos dois em tempo integral. Além de ganhar uma mãe, durante o seu período na Aldeias Infantis SOS, Jane reencontrou Valéria, sua irmã biológica mais velha. “Eu cheguei aqui muito pequena, mas a Valéria ainda se lembrava de mim, quando eu tinha treze anos, ela procurou o meu perfil na internet e me encontrou. Desde então estamos sempre juntas”, conta feliz.  

O paratletismo
Diferente da história de muitos atletas, a relação de Jane com os esportes só começou na adolescência, aos catorze anos. Ao observar a facilidade dela durante algumas aulas esportivas, Ivamarco Lisboa, seu professor de Educação Física, pediu o apoio da equipe da Aldeias Infantis SOS de João Pessoa para inseri-la no projeto Atletismo da Escola, uma ação da Escola Municipal Professora Ana Cristina Rolin Machado.

Segundo Ivamarco, com poucos meses de atividades no projeto, Jane já obtinha condicionamento físico suficiente para participar de campeonatos. Participou do XVIII Campeonato Paraibano Menor de Atletismo e foi a representante de sua turma nas Paralimpíadas Escolares, competição nacional que aconteceu em São Paulo (SP) em 2013.

Nas Paralímpiadas Escolares, a menina conquistou suas primeiras medalhas: uma de prata na categoria de Lançamento de Dardo e outra de bronze em Arremesso de Peso. “A melhor parte de ter conquistado medalhas foi ver a alegria de todos os meus irmãos de coração, que torceram bastante por mim. A mãe Vilma me dizia ‘parabéns você é o meu orgulho’, gosto de ouvir isso até hoje”, lembra Jane.

Em 2014, devido às suas conquistas, passou a ser beneficiada pela Bolsa Atleta Categoria Estudantil. Um ano depois, tornou-se membro da Associação Atlética das Pessoas com Deficiência da Paraíba (AAPD/PB), instituto referencia para os novos paratletas.

Neste ano, Jane contabiliza mais conquistas. Foi classificada na fase regional do Circuito Caixa de Atletismo, competição que já reuniu mais de 135 mil competidores, e garantiu sua vaga na Fase Nacional, em São Paulo, que acontece nos dias 11, 12 e 13 de novembro. Para Ivamarco, seu treinador até hoje, os desafios foram grandes e o resultado de todo o trabalho foi muito compensatório. “É bom ver que através dos esportes, os paratletas vêm conquistando o seu espaço na sociedade, indo a lugares que antes diziam ser ‘impossível chegar’”, disse.

Apesar das vitórias já conquistadas e das grandes chances de ir ainda mais longe, Jane não quer se limitar às competições. Para o futuro, pretende dar início a um curso de educação física e continuar praticando os seus três esportes favoritos: Lançamento de Dardo, Arremesso de Peso e Salto em Distância.

Faça parte da mudança

Transformações como esta só se tornam realidade graças ao apoio de nossos doadores, que garantem mais proteção e oportunidades a milhares de crianças, adolescentes e jovens.
Apoie a construção de um futuro melhor a milhares delas​