Papo de Mãe – novembro 7 2021

7 orientações que previnem o afogamento infantil

Novembro é o Mês Nacional de Segurança Aquática e o tema merece muita atenção de pais, responsáveis ou cuidadores. O afogamento pode ser fatal

 

Por Erika Tonelli
 

Você sabia que o afogamento é a segunda causa acidental de mortes de crianças e adolescentes até 14 anos? Entre os pequenos de 1 a 4 anos é ainda mais fatal, ocupando a primeira colocação.

As internações por esse tipo de acidente também preocupam. Durante a pandemia, em 2020, período que muitas famílias ficaram isoladas dentro de casa, as hospitalizações por afogamento aumentaram 7%. Isso demonstra que o risco também existe no ambiente doméstico.

Aliás, vale reforçar que mesmo recipientes com água rasa são um perigo se deixados ao alcance das crianças: apenas 2,5 cm de profundidade de água são suficientes para a ocorrência do afogamento. E, como para meninos e meninas, vale tudo na hora da diversão, até bacias, baldes ou cisternas podem se transformar numa opção para as brincadeiras na água.

Acompanhe os principais cuidados que devem ser tomados para prevenir o afogamento
 
    1. Nunca deixe as crianças sozinhas dentro ou próximas da água, nem por um segundo! Um adulto deve supervisioná-las de forma ativa o tempo todo. 
       
    2. Ensine os pequenos que nadar sozinho, sem ninguém por perto é perigoso. Também explique que eles não devem correr, empurrar, pular em outras crianças ou simular que estão se afogando quando estiverem na piscina, lago, rio ou mar. 
       
    3. O colete salva-vidas é o equipamento mais seguro para evitar afogamentos. Boias e outros equipamentos infláveis podem estourar ou virar a qualquer momento. 
       
    4. Piscinas devem ser protegidas com cercas de no mínimo 1,5 m de altura e portões com cadeados ou trava de segurança. Atenção: alarmes e capas de piscina garantem mais proteção, mas não eliminam o risco de acidentes.
       
    5. Evite deixar brinquedos ou outros atrativos próximos à piscina e a reservatórios de água. 
       
    6. Após utilizar baldes, bacias, banheiras ou piscinas infantis, mantenha-os vazios, virados para baixo e fora do alcance dos pequenos. Eles podem querer enchê- los para brincar.
       
    7. Deixe as portas do banheiro e da lavanderia fechadas ou trancadas por fora e mantenha a tampa do vaso sanitário para baixo (se possível, lacrada com um dispositivo de segurança). 
 

Matéria publicada pelo Papo de Mãe