Diário de Taubaté – novembro 21 2019

Parceira entre Aldeias Infantis e thyssenkrupp capacita jovens em Lorena

Curso com 18 jovens foi concluído nesta terça-feira

A parceria entre a Aldeias Infantis SOS Brasil e a thyssenkrupp Elevadores capacitou 18 jovens de Lorena para o mercado de trabalho. O curso, com 46 aulas teóricas e práticas, foi encerrado na última terça-feira (19), com a formatura dos participantes.
Confira mais informações no texto abaixo publicado pelo site Diário de Taubaté.

Projeto social completa dois anos com formatura de jovens, em Lorena

A cerimônia que acontece hoje, dia 19 marca a conclusão do curso de capacitação profissional que teve duração de sete meses. Durante esse período, 18 jovens com idade média entre 16 e 18 anos participaram de 46 aulas teóricas e práticas, o equivalente a uma carga de 138 horas/aula, além de avaliações de conhecimento, incluindo o trabalho de conclusão do curso (TCC).

O conteúdo das aulas foi ministrado por 18 colaboradores voluntários da thyssenkrupp, que participam do projeto social mundial da empresa SEED (Sustentar, Educar, Elevar, Desenvolver) de voluntariado corporativo, por meio do qual dedicam parte do seu tempo em prol da causa social em parceria com a Aldeias Infantis SOS.

Para atender às necessidades dos jovens, as disciplinas compreenderam português, matemática, administração, informática, sustentabilidade e noções básicas de elétrica, mecânica e elevadores. Também foram abordados temas relacionados à área de RH, como plano de vida, mapeamento das habilidades e orientação vocacional.

Além disso, a turma vivenciou atividades externas como as visitas que fizeram ao Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ); às instalações da thyssenkrupp Elevadores em São José dos Campos, e ao ITS – centro de treinamento da empresa localizado em São Paulo.

Segundo Adriano Frank Batista, Gerente da Filial São Paulo/Litoral da thyssenkrupp Elevadores que abraçou o projeto por dois anos, aevolução pessoal e profissional dos jovens é muito gratificante.

“Nesses dois anos de atuação no projeto tivemos a oportunidade de aumentar nossa experiência com os jovens, promover com eles discussões enriquecedoras e visualizar a grande interação entre eles. Tanto a turma como os voluntários ganharam com os conhecimentos adquiridos durante o curso, uma experiência que vamos levar para a vida”.

Em dois anos, a parceria formou 48 jovens que agarraram a oportunidade em busca do primeiro emprego e de uma mudança de vida. “Essa parceria é um sucesso. Desde o início e todos os envolvidos têm obtido bons resultados. Por conta do apoio mútuo e das decisões coletivas, podemos levar novos conhecimentos aos jovens atendidos e dessa forma estamos conseguindo promover mudanças e melhorias nas realidades dos participantes do projeto”, avalia Carlos Augusto dos Santos Aurélio, Coordenador Aldeias Infantis SOS, em Lorena.

PROJETO MUNDIAL

Lançado em 2017, o projeto SEED integra as iniciativas mundiais da thyssenkrupp Elevadores e está presente na Colômbia, Uruguai, Índia e Tailândia, além do Brasil. A capacitação profissional para combater o desemprego juvenil é o principal objetivo do programa. Segundo dados recentes do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o desemprego entre os jovens de 18 a 24 atingiu a marca de 25,8 %, esse percentual é mais que o dobro da média de desocupação nas outras faixas etárias.

A ONG Children´s Villages International, no Brasil Aldeias Infantis SOS é a parceira do projeto por sua atuação mundial em consonância com os ideais do projeto SEED, por meio do programa YouthCan! que visa combater o desemprego juvenil com o apoio do setor privado.

Para divulgar o programa de responsabilidade social corporativo, a empresa desenvolveu o site Perspectives. A proposta é contar histórias inspiradoras sobre jovens que buscam desenvolver suas habilidades para obter sucesso no mundo profissional, como também contribuições inspiradoras dos colaboradores da thyssenkrupp, que atuam como voluntários e fazem a diferença na vida de quem precisa. Para conhecer mais, acesse: www.perspectives.urban-hub.com.
  

                                       Matéria publicada pelo Diário de Taubaté