junho 20 2017

Dia da Infância e Adolescência das Américas é celebrado pela primeira vez

Comemorada em 9 de junho, data foi declarada por meio de resolução da OEA

Dia-da-Infancia-e-Adolescencia.jpg

Em 9 de junho, foi celebrado o 90º aniversário do Instituto Interamericano de Crianças e Adolescentes (IIN) da Organização dos Estados Americanos (OEA) e se celebrou pela primeira vez o Dia da Infância e da Adolescência das Américas, declarado recentemente através de uma resolução do Conselho Permanente da OEA.
 
A Aldeias Infantis SOS esteve presente no ato realizado em Montevideo, Uruguai, representada por Nadia Garrido, diretora de Desenvolvimento de Programas e Advocacy do Escritório Regional para a América Latina e o Caribe.
 
A resolução do Conselho Permanente da OEA recomenda que a data seja comemorada todos os anos, por meio de atividades de reflexão e trabalho sobre a situação da infância e da adolescência e a proteção de seus direitos. Além disso, o Conselho Permanente da OEA convocará uma sessão extraordinária em que serão incluídas as vozes de crianças e adolescentes, guiados pela decisão de garantir o direito à participação, definido como facilitador de outros direitos, permitindo a expressão do que eles precisam e desejam para alcançar um desenvolvimento pleno.
 
Segundo o texto, “atualmente, 40% da população da região tem menos de 18 anos e, em sub-regiões como a América Central, este número supera os 55%, o que faz com que as políticas de promoção e proteção dos direitos humanos devam tomar especialmente em conta este grupo populacional, com suas singularidades segundo culturas, histórias e condições concretas de vida. A promoção e proteção dos direitos humanos – incluindo os da infância e da adolescência – é condição necessária para a consolidação da democracia na região”.
 
A Aldeias Infantis SOS recebe com entusiasmo a declaração do dia da Infância e Adolescência nas Américas e participa desde o início desta celebração anual, assim como reafirma, cotidianamente, seu compromisso com a promoção e proteção dos direitos da infância e da adolescência.