setembro 1 2017

Encontro discute situação da infância em João Pessoa

Em um contexto de vulnerabilidade de crianças e adolescentes paraibanos, evento mostrou que envolvimento do Estado, setor privado, rede de proteção e sociedade é imprescindível

A Aldeias Infantis SOS Brasil, organização humanitária internacional, em comemoração aos seus 50 anos de presença no Brasil e 30 em João Pessoa (PB) realizou o “I Encontro sobre a Situação da Criança e Adolescente de João Pessoa - Qualidade é o que conta!”, no dia 30 de agosto, na capital paraibana. No evento, foram apresentados dados sobre o nível de vulnerabilidade de comunidades, famílias e crianças no município, com o objetivo de reverter essa situação.

encontro-Joao-Pessoa-001.jpg

Muito embora existam políticas públicas de proteção a crianças e adolescentes, o poder público e a sociedade ainda apresentam dificuldades no que se refere a sua implementação efetiva para promover um impacto real na vida das crianças, adolescentes e suas famílias. Por isso, o tema de convocação para o debate foi “Qualidade é o que conta!”.

Os dados têm como base um diagnóstico realizado pela organização em 2016 no município, que analisa três eixos interconectados: o desenvolvimento socioeconômico e cultural do município; a atuação do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes e; a realização de serviços diretos ou indiretos realizados no território. 

“No estudo há um levantamento das comunidades vulneráveis no município, as condições de vida das crianças e suas famílias, assim como a estruturação, presença e atuação da rede de proteção social, exercido pelo poder público ou organizações sociais”, explica a gestora do Programa de João Pessoa, Anna Felix.
 
Este Encontro, que contou com a presença de mais de 90 profissionais da rede de garantia de João Pessoa, serviu como estratégia de mobilização e incidência da organização no município. A partir das práticas e dados será possível então, criar uma agenda comum e a formulação de uma carta aberta em proteção das crianças e adolescentes de João Pessoa.

encontro-Joao-Pessoa-002.jpg

Conforme discutido durante o encontro, o diagnóstico completo realizado pela organização será colocado para consulta durante as próximas reuniões do Sistema de Garantia de Direitos e Rede de Proteção de João Pessoa, para que este seja um documento fruto de um debate aprofundado entre todos os agentes envolvidos no serviço de proteção a criança e adolescente da região.
O prazo de finalização do PDDHCA-RN é novembro de 2017.

Veja também: 
tvcorreio.com.br/correio-debate/video/um-encontro-em-joao-pessoa-faz-um-levantamento-da-situacao-de-vulnerabilidade-das-criancas-e-adolescentes-na-paraiba/