agosto 21 2017

Evento valoriza diversidade de experiências paternas

Correalizado pela Aldeias Infantis SOS Brasil, o seminário Paternidades e Primeira Infância aborda desafios e avanços no envolvimento dos homens no cuidado.

Evento valoriza diversidade de experiências paternas

Colocar em pauta e valorizar o cuidado de pais homoafetivos, adolescentes ou de homens que estiveram encarcerados, além de buscar uma agenda para temas como a ampliação da licença-paternidade, guarda compartilhada e da educação para a igualdade de gênero. Estes são os pontos centrais do III Seminário Nacional Paternidades e Primeira Infância: avanços e desafios do cuidar, que será realizado nos dias 1 e 2 de setembro, em São Paulo.

Promovido pela Rede Nacional Primeira Infância, por meio de seu Grupo de Trabalho Homens pela Primeira Infância, o evento é gratuito e voltado a profissionais das mais diversas áreas dos direitos da criança e do adolescente, famílias, tal como a todas as pessoas interessadas em cuidado. As vagas, porém, são limitadas.

"Cuidar é responsabilidade de todos e todas. O homem deve ter a capacidade de problematizar o seu papel neste contexto, onde impera uma cultura machista. Cuidar é um ato simples, mas que impacta de maneira gigantesca a vida social, afetiva e intelectual de crianças e adolescentes”, afirma o assessor de Advocacy da Aldeias Infantis, Fabio Paes, que integra o GT Homens pela Primeira Infância.

Segundo ele, pensar sobre isso é trazer a diversidade de questões e realidades que envolve este novo olhar, de atitude de cuidado, e o papel das pessoas, independentemente de sua identidade de gênero.  Paes, logo no primeiro dia de evento (sexta-feira), irá lançar o documentário curta-metragem O Poder de Cuidado, realizado pela Aldeias Infantis SOS Brasil.

Além do lançamento, a sexta-feira contará com intensos debates. O primeiro,  sobre a importância das políticas públicas na valorização da paternidade, será seguido de uma grande discussão sobre a diversidade das famílias brasileiras, com falas de pais homoafetivos, pais adolescentes, pais transexuais e pais que já estiveram em situação de prisão.

A terceira mesa de debates vai discutir o novo posicionamento do homem na dinâmica familiar, e contará com a presença de defensores do direito à guarda compartilhada das crianças e representantes de movimentos que defendem a participação dos pais no cotidiano das creches.

Já o segundo dia do evento será dedicado às oficinas vivenciais e rodas de conversa para escuta e troca de experiências, sobre temas como amamentação e alimentação saudável, educação para a equidade de gênero e oficinas sobre o brincar. As crianças serão bem-vindas, e poderão participar de atividades propostas por um grupo de educadores, para que os pais e mães possam participar das oficinas.

Também no sábado, acontecerá um encontro com autores e especialistas sobre paternidade, e o encerramento com a apresentação de atração cultural, a Banda Alana.

 

Sobre o Seminário 

O III Seminário Nacional Paternidades e Primeira Infância: avanços e desafios do cuidar é uma realização do GT Homens pela Primeira Infância, integrado pelas seguintes organizações: Aldeias Infantis SOS Brasil, CECIP - Centro de Criação de Imagem Popular, Coordenação Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Comitê Vida, Diário do Papai, Instituto Papai, Plan, Portal Aleitamento.com, Portal 4Daddy, Primeira Infância Melhor e Promundo Brasil. E conta com o apoio da secretaria-executiva da Rede Nacional Primeira Infância / CECIP - Centro de Criação de Imagem Popular.

III Seminário Nacional Paternidades e Primeira Infância: avanços e desafios do cuidar
Data: 01 e 02 de Setembro
Horário: das 9h às 17h30 (sexta) e das 9h às 12h (sábado)
Local: Av. Engenheiro Luís Gomes Cardim Sangirardi, Nº 789, Vila Mariana, São Paulo, SP - Sede do Projeto Quixote
Inscrições gratuitas (limitadas) e programação completa no link: https://goo.gl/gNPVrS

Confira abaixo o Relatório Técnico do I Seminário: