setembro 21 2017

Programa desenvolvido pela Aldeias Infantis é destaque em encontro internacional sobre pesquisa em educação e gestão responsável

Impacta ODS, realizado em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa, foi destaque em apresentação sobre o ensino dos ODS para crianças e adolescentes de Birigui (SP)

gestao-responsavel-aldeias-infantis-001-(1).jpg

O Projeto Birigui Sustentável, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Birigui (SP) e o McDonald´s Brasil que conta com a participação da Aldeias Infantis SOS Brasil e do Instituto Mauricio de Sousa, foi tema de uma apresentação na 4ª Conferência de Pesquisa em Educação Executiva Responsável, realizada em Curitiba, nos dias 13 de 14 de setembro. O evento, internacional, é organizado pelo PRME (Princípios para Educação Executiva Responsável), uma plataforma global das Nações Unidas (ONU) de engajamento voluntário para as escolas de negócios e outras instituições de ensino superior.

Intitulado “The 17 Sustainable Development Goals in the Public Administration of the Municipality of Birigui” (“Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na administração pública do município de Birigui”, em tradução livre), o painel apresentado por Tadeu Luciano Seco Saravalli, Assessor de Planejamento da Prefeitura de Birigui (SP), abordou o impacto do projeto no ODS 4 – Educação de Qualidade.

Segundo Saravalli, a iniciativa chamou a atenção do Comitê Científico, entre outras coisas, pelas ações de educação em sustentabilidade, realizadas com duas instituições de ensino do município: a Escola Municipal Profa. Lucinda de Araújo Pereira Giampetro e a Escola Particular Zeta. 

A fim de divulgar os 17 ODS, o McDonald´s distribuiu aos alunos exemplares do Gibi Zero do programa Impacta ODS, elaborado pela Aldeias Infantis SOS Brasil em parceria com o Instituto Maurício de Sousa, que dissemina os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU por meio de uma série de gibis da Turma da Mônica. A partir do gibi, os estudantes dos dois colégios aprenderam sobre os objetivos e metas a serem alcançados até 2030.

“Outro ponto relevante foi o trabalho lúdico realizado com a leitura dos quadrinhos e a atividade de campo de plantar mudas de árvores”, conta Saravalli. Assim, os alunos puderam ver a teoria, vivenciá-la com seus pais e colocá-la em prática, ressignificando seus conceitos sobre o meio ambiente.

Cristiano Salmeirão, Prefeito de Birigui, Áurea Esteves Serra, Secretária de Educação, Juliano Salomão, Secretário de Meio Ambiente, e Leonardo Lima, Diretor de Sustentabilidade e Inovação do McDonald´s são co-autores do artigo científico que deu origem ao painel exposto. O estudo será publicado na Revista Científica do PRME Global 2017 da ONU.

O Projeto Birigui Sustentável já tinha sido apresentado como case de sucesso anteriormente, no lançamento do Programa Impacta ODS, em agosto. Clique aqui para saber mais sobre o evento.