setembro 5 2017

Organizações sociais e governo elaboram sugestões para Plano de Ação da Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Documento norteará atividades para impactar nos ODS até 2019

organizacoes-sociais-desenvolvimento-sustentavel-001.jpg

Membros da Delegação Brasileira no Fórum Político de Alto Nível (High Level Political Forum- HLPF) de 2017 se reuniram em 30 de agosto, em São Paulo (SP), para elaborar um documento com sugestões para o Plano de Ação da Comissão Nacional para os ODS (CNODS) para o período de 2017-2019. 

O encontro, realizado no Escritório Nacional da Aldeias Infantis SOS Brasil, contou com a participação do Embaixador José Antonio Marcondes, Subsecretário-Geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia –SGAET/MRE, de Henrique Villa, Secretário Nacional de Articulação Social- SNAS/SEGOV, de Roberto Luis Olinto, Presidente do IBGE, e Nicola Speranza, Assessor especial do Ministério das Cidades. Também estiveram presentes representantes da Agenda Pública, Aldeias Infantis SOS Brasil, Artigo 19, Casa Fluminense, Fundação Abrinq, Gestos, Impact Hub, Inesc, Instituto de Desenvolvimento Social, Plan International Brasil, Ipea, Pacto Global, Programa Cidades Sustentáveis e Visão Mundial, entre outros.

Abrindo as atividades, o Embaixador José Antonio Marcondes, - Subsecretário-Geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia –SGAET/MRE, agradeceu a presença de todos, reforçando a importância de se dar seguimento ao que foi  acordado no HLPF, em Nova Iorque, para alcançar os objetivos da Agenda 2030. “Um dos nossos grandes desafios é engajar. A sociedade, que já está engajada, mas também as outras instâncias do governo e outros setores da nossa sociedade, para que essa agenda permeie a lógica de atuação de todos”.

Após uma breve apresentação de todos os participantes, Henrique Villa, Secretário Nacional de Articulação Social- SNAS/SEGOV e secretário executivo do CNODS, abordou o nivelamento sobre a elaboração do Plano de Ação da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “Nosso objetivo é ter uma proposta bem participativa, coletiva, construída a várias mãos. Ouvi-los vai ao encontro de tudo o que queremos: a participação e o diálogo social. O conjunto de subsídios gerados aqui será enviado ao Grupo de Trabalho da CNODS, que vai trabalhar esses dados para a elaboração do Plano de Ação”. 

Em seguida, houve a apresentação da metodologia e a organização dos participantes em dois grupos de trabalho. Ao final do dia, os resultados das atividades foram discutidos em plenária.