junho 2 2017

Seminário discute direitos de crianças e adolescentes em serviços de acolhimento no Brasil

Evento realizado em Recife (PE) contou com mais de 300 participantes


Após encontro, Movimento Nacional CFC definiu, em assembleia, seu novo grupo gestor. Aldeias Infantis SOS Brasil é uma das organizações eleitas
Após encontro, Movimento Nacional CFC definiu, em assembleia, seu novo grupo gestor. Aldeias Infantis SOS Brasil é uma das organizações eleitas

A Aldeias Infantis participou, nos dias 23 e 24 de maio, do Seminário Diálogo Nacional sobre a Convivência Familiar e Comunitária de Crianças e Adolescentes, realizado pelo Movimento Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária (Movimento Nacional CFC), por meio de sua Secretária Executiva a Associação Brasileira Terra dos Homens, com apoio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania e do Conselho Nacional dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Conanda). Realizado em Recife (PE), o evento teve como objetivo discutir os desafios na garantia dos direitos de crianças e adolescentes acolhidos no país.
 
Fábio Paes, assessor de advocacy da organização, participou de uma das oficinas no primeiro dia do Seminário. Ao lado de Maristela Cizeski, da Pastoral da Criança de Santa Catarina, Cynthia Raquel Madeiros, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru (PE), e Tonho das Olindas, do Projeto Ruas e Praças, abordou o trabalho de prevenção ao acolhimento realizado com as famílias, um dos pilares de atuação da organização no Brasil.
 
“Apresentamos a importância e o impacto do bem cuidar na vida familiar e comunitária a partir de nossas experiências com os projetos Escola de Pais e Casa de Oportunidade e também no processo de Reintegração de crianças, adolescentes e jovens acolhidos”.
 
Segundo ele, a participação em eventos como esse é essencial para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. “A Aldeias Infantis SOS acredita na força e na potência deste espaço que propõe mobilizar as pessoas pelo direito de viver em família e comunitária”, acrescenta.
 
Eleição do Grupo Gestor
 
Após a realização do Seminário, houve, nos dias 24 e 25 de maio, a assembleia do Movimento Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária (Movimento Nacional CFC). À ocasião, foram eleitas as organizações da sociedade civil que integrariam o grupo gestor do movimento, entre elas a Aldeias Infantis SOS Brasil.