A generosidade de Jon Petersson

Conheça o padrinho islandês que mudou a vida de crianças no sul do Brasil

 

Algumas histórias são tão inspiradoras que precisam ser contadas para todo mundo. Esse é o caso do islandês Jon Petersson e sua trajetória de apoio e afeto às crianças da Aldeias Infantis, por quase 30 anos.

A Islândia é uma pequena ilha na Europa, formada por dezenas de vulcões e conhecida pelo incrível fenômeno natural das luzes coloridas, a aurora boreal. Jon nasceu neste lugar distante e por muitos anos navegou pelos oceanos, visitando diversos países. Em 1991, quando o marinheiro aportou no Brasil, ele se deparou com um anúncio da Aldeias Infantis e não pensou duas vezes em fazer parte da nossa família. Ele imediatamente se inscreveu no programa de Padrinhos Internacionais da Aldeias Infantis.

Foi assim que, Tio Peter, como era carinhosamente chamado, iniciou a sua história de solidariedade com as crianças da Aldeias Infantis SOS Brasil, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Ele chegou a ser padrinho de 8 delas e, mesmo de longe, enviava presentes e mantinha contato regular com as Mães Sociais (cuidadoras residentes) para saber sobre desenvolvimento de cada uma.

Conheça mais sobre as visitas de Jon aos afilhados brasileiros

Jon se sentia grato por ter impactado o futuro destas crianças. “É muito gratificante dar a oportunidade para as crianças crescerem na vida. Eu pude ver isso em Santa Maria”, contou o islandês.

Os irmãos Leomar e Graciane foram os primeiros afilhados de Jon. Eles tinham, na época, 7 e 3 anos de idade, respectivamente. Jon se conectou de forma muito forte com os dois, tornando-se uma figura paterna para eles e impactando suas vidas de forma inimaginável.

Gratidão e generosidade

Em 2018, aos 83 anos, Jon decidiu doar um total de 73.000 dólares, divididos entre a Aldeias Infantis SOS Brasil, a Aldeias Infantis SOS Islândia e seus dois afilhados de longa data, Leomar e Graciane.

“Eu não tinha nada para fazer com esse dinheiro. Eu não vou comprar nada. Mesmo com estas doações, eu tenho o suficiente para as despesas do meu funeral. As pessoas mais velhas costumavam se preocupar com isso no passado. Eu tenho um bom fundo de aposentadoria, não preciso de nada. Meus irmãos têm muitos filhos. Todos estão muito bem, não preciso me preocupar financeiramente com eles.” Afirmou o islandês, que não tinha filhas ou filhos biológicos.

Para cada um de seus afilhados, Tio Peter doou $14.500,00. Em um encontro virtual, o islandês soube como o dinheiro mudaria as vidas de Leomar e Graciane: cada um iria comprar uma casa. Mais importante do que isso, cada um teria um lar para viver com as famílias que eles formaram, depois de adultos. A novidade foi motivo de lágrimas e ficou claro, novamente, o quanto Jon amava seus afilhados e o quanto eles amavam Jon.

Jon Pertersson foi um grande apoiador da nossa causa, tanto em seu país quanto no Brasil. Graças a ele, crianças como Graciane e Leomar puderam crescer com amor e carinho, e mesmo antes de partir, sua generosidade garantiu mais conforto e autonomia aos afilhados, além de todas as crianças e famílias que se beneficiaram da sua doação.

Jon faleceu em janeiro de 2019. Dois meses antes da sua partida, ele concedeu uma entrevista à Aldeias Infantis SOS Islândia, na qual deixou uma mensagem para os seus compatriotas: “Nós vivemos muito bem aqui na Islândia, é nosso dever ajudar essas crianças. É muito importante que vocês doem para a Aldeias Infantis. Não precisa ser uma grande quantia. É muito gratificante ajudar.”

Muito obrigada, Tio Peter! A sua bondade jamais será esquecida.