fevereiro 15 2023

Ação de saúde beneficia famílias em Caicó (RN)

Moradores do bairro Frei Damião receberam
assistência médica em um dia dedicado à saúde ​

 

Exame HGT (para controle de glicemia) 

 

No começo de fevereiro, foi realizada uma ação de promoção à saúde para famílias apoiadas pela Aldeias Infantis SOS em Caicó, no Rio Grande do Norte. Essa ação se deu pela parceria do Núcleo SOS de Apoio às Famílias com o cardiologista, Dr. Niceas Alves

O Núcleo beneficia cerca de 16 famílias em situação de grande vulnerabilidade. A região apresenta um alto índice de problemas socioeconômicos, dificuldades de acesso ao mercado de trabalho e às políticas públicas de saúde e de assistência social. A maioria das famílias que residem na região, possuem como única fonte de renda o trabalho de reciclagem no Lixão Municipal.  

 

Triagem feita por alunos do curso técnico de enfermagem 

 

A iniciativa teve início quando, em dezembro de 2022, a equipe do Núcleo buscou o atendimento do Dr. Niceas para o Sr. Ribamar, integrante de uma das famílias apoiadas, que apresentava um quadro frágil no sistema cardiovascular, além de fazer uso de medicamentos para equilibrar as disfunções ocasionadas pelo seu quadro clínico. Ribamar, assim como muitos moradores do bairro, obtém a renda da família como catador de materiais reciclados.  

Sensibilizado com o quadro de saúde do paciente, o médico procurou a equipe da Aldeias Infantis SOS, propondo uma parceria que beneficiasse as famílias. A ação solidária ajudou 30 participantes com atendimento de consulta cardiológica, exame de eletrocardiograma, aferição da pressão arterial e o exame HGT (para controle de glicemia).  

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou o espaço da UBS da comunidade e os alunos do curso técnico de enfermagem do Centro de Formação Profissional de Serviços para apoiar a ação, enquanto a Secretaria de Educação ofereceu o espaço da escola para o desenvolvimento de atividades lúdicas com os filhos dos participantes enquanto eles recebiam assistência médica.  

 

Parceiros e voluntários da ação de saúde 

 

“Essas ações sociais me colocam numa posição de aprendiz. Saio desse dia bastante ressignificado, cheio de esperança e com a certeza que posso fazer muito mais pela cidade que moro e aprender a amar mais”, declarou Dr. Niceas Alves. 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR