janeiro 29 2021
Articulação com foco na comunidade Warao
Aldeias Infantis SOS Brasil se reúne com Secretaria de Assistência Social no Pará
![]()
O povo Warao é o segundo maior grupo indígena da Venezuela, com mais de 48.000 pessoas. Desde 2017, a Agência para Refugiados da ONU (ACNUR) registrou mais de 4.000 indivíduos desta etnia no Brasil.
Com foco na proteção desta população, A Aldeias Infantis SOS Brasil, em parceria com a ACNUR, desenvolve o projeto Empoderando Refugiados Warao e Migrantes da Venezuela para Proteger suas Comunidades contra COVID-19, em Belém e Ananindeua (região metropolitana da cidade), no Pará. Com o financiamento do Fundo Canadá, o projeto tem beneficiado centenas de famílias Warao no estado.
Neste mês, a equipe da nossa organização se reuniu com a nova gestora da Secretaria de Assistência Social de Ananindeua, Marisa Lima, e colaboradores da ACNUR e do UNICEF, para apresentar as demandas das famílias indígenas Warao.
“As principais necessidades desta comunidade são: moradia com saneamento básico, educação para seus filhos e ajuda para ingressar no mercado de trabalho. A atuação em conjunto com a rede de Assistência Social é essencial para os Warao, que têm suas necessidades específicas de proteção”, afirma Leila Silva, Assistente de Coordenação da Aldeias Infantis em Belém.