julho 2 2024

Em Pernambuco, 100 famílias em situação de vulnerabilidade são assistidas pela Organização

Realizado na cidade de Araçoiaba (PE), o projeto Arvoreser
visa prevenir a perda do cuidado parental 

 

 

Em Araçoiaba, município da região metropolitana de Recife, a Aldeias Infantis SOS promoveu um projeto que assistiu 100 famílias em situação de vulnerabilidade e 80 crianças e adolescentes, além de promover cerca de 200 visitas domiciliares para acompanhamento de 20 famílias em maior risco social. De nome “Arvoreser”, a ação contou com três eixos complementares entre si: 

  • Oficinas para crianças e adolescentes – envolvendo jogos pedagógicos e leitura infantojuvenil, a finalidade dessa ação é resgatar o prazer de aprender, de forma lúdica e divertida. Os jogos foram criados a partir de materiais recicláveis para estimular a imaginação e o raciocínio. Em relação aos livros, houve contação de histórias e recreação a fim de despertar o hábito da leitura e o cuidado com os livros.  

  • Acompanhamento de famílias – sob a premissa de apoiar as famílias a prevenirem a perda do cuidado parental e oferecerem um ambiente seguro e saudável para seus filhos, a equipe da Organização realizou visita de acompanhamento, diagnóstico e elaboração de Planos de Desenvolvimento Familiar, estudos de caso e encaminhamentos para a rede de apoio local. 

  • Encontros e rodas temáticas – nessas reuniões, as famílias – em especial as mulheres – compartilharam histórias de vida, trajetória de luta e receberam orientação sobre diversidade, reconhecimento das diferenças e cuidados com os filhos, além de trocas de conhecimentos e experiências.  

 

 

Por meio do projeto, também foi possível viabilizar o uso dos serviços de saúde municipais que, anteriormente, os moradores tinham dificuldade em acessar. Agora, as famílias recebem atendimento clínico, testes rápidos de ISTs (Infecção Sexualmente Transmissível), exame citológico e vacinação.  

O Comitê Familiar tem uma atuação importante no projeto ArvoreSer, que identifica as famílias mais vulneráveis e solicita apoio, quando necessário. Por meio da iniciativa, é possível articular outras lideranças comunitárias para identificação e promoção de direitos de crianças, adolescentes e jovens, buscando denunciar e coibir desproteções como trabalho infantil, abuso sexual, violência física, entre outras.  

 

 

Confira alguns depoimentos:  

"Só tenho a agradecer à equipe da Aldeias Infantis SOS, que se tornou minha segunda casa. Lá, me sinto segura, protegida e acolhida! Gosto muito das reuniões, das dinâmicas aprendo muito. É um ciclo de união que transmite segurança" 

Raysa Almeida, 30 anos 


 

 

"Estou gostando de ir para as oficinas e os educadores são muito legais!" 

Rosângela Jamily, 9 anos 

 

 

"Sempre quis matricular meus filhos aqui na Aldeias Infantis SOS porque sei que, aqui, eles serão ouvidos, protegidos e irão aprender muitas coisas nas oficinas"  

Valquíria Maria, 27 anos 



 

 

“Aqui eu me sinto em casa"  

Stephanny Carolayne, 12 anos 

 


 

 

"Amei ser chamada para as rodas de conversa! Aqui, eu me sinto muito bem e a equipe me escuta e me aconselha” 

Flávia Alves, 49 anos

 

 

QUERO APOIAR