maio 7 2021

Ateliê das Mainhas

Projeto promove o empreendedorismo entre mães na Bahia
 

Com oficinas de corte e costura, artesanato, empreendedorismo e comércio solidário, 30 mães em situação de vulnerabilidade estão tendo a oportunidade de se reinventar por meio do projeto da Aldeias Infantis SOS BrasilAteliê das Mainhas. A necessidade se acentua especialmente neste último ano, que a situação econômica de muitas famílias foi diretamente afetada pela pandemia da Covid-19. De acordo com o IBGE, os índices de desemprego atingiram um recorde histórico, com mais de 14 milhões de pessoas fora do mercado de trabalho.

Em funcionamento na região metropolitana de Salvador desde 2019, o projeto conquistou o Prêmio ao Valor Social da Fundación Cepsa que busca ações que promovem o bem-estar na América Latina e Europa, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido. As participantes do Ateliê das Mainhas são encaminhadas por alguns órgãos da rede de Assistência como o Centro de Referência Lélia Gonzáles, Ronda Maria da Penha, Ministério Público, Defensoria Pública, Vara da Infância e Conselho Tutelar.

Além da proposta de geração de renda por meio do artesanato e empreendedorismo, as famílias são acompanhadas por uma técnica de referência para desenvolverem o empoderamento feminino e o cuidado infantil. “Nosso objetivo é fortalecer as famílias, dando suporte nas diversas problemáticas enfrentadas pelas mães que na maioria são as únicas provedoras do lar. Com metodologias e dispositivos de apoio através de uma rede de suporte, promovendo além de melhores condições sociais e psicológicas, possibilidades de geração de renda, evitando que seus filhos sofram alguma violação de direitos e ocorra o rompimento dos vínculos familiares”, explica Michele de Jesus, Coordenadora do Serviço de Fortalecimento Familiar e Comunitário e responsável pelo projeto na organização.

Com o objetivo de cuidar de quem cuida, o projeto promove ferramentas profissionalizantes e oferece além do cuidado, um olhar atento às vulnerabilidades de cada família, identificando as problemáticas e buscando intervenções quando necessário. Assim, as mães encontram mecanismos para recomeçar e dar novas perspectivas a si mesmas e suas famílias.

Maria, 44 anos, mãe de 05 filhos, vítima de violência doméstica, cenário que enfraqueceu toda família. Quando foi acolhida pelo projeto em 2020, Maria enfrentava um histórico de abandono dos filhos e de si mesma. “A partir do acompanhamento familiar, identificamos diversas fragilidades, realizamos as devidas intervenções”, conta Michele. Após o acolhimento, Maria passou a apresentar novas habilidades nas artes manuais e com sua própria máquina, que comprou com esforços próprios, iniciou sua rede de clientes. Hoje atende à pedidos para ajustes de roupas e produção de máscaras.

Neste mês de maio, acontecerá a 1° Mostra da produção do Ateliê das Mainhas em um shopping da capital baiana com exposição e venda dos produtos confeccionados pelo grupo, oportunizando renda e impulsionando a família para o alcance da autossuficiência.
 

Os encontros feitos no projeto Ateliê das Mainhas segue todos os protocolos de segurança como obrigatoriedade do uso de máscara, disponibilização de álcool em gel e atendimentos personalizados para evitar número indevido de pessoas no ambiente, incluindo dinâmicas on-line.

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR!