Projeto Casa Azul apoia crianças com Transtorno do Espectro Autista em Manaus

O Projeto, retomado graças ao apoio da Transire, presta atendimento também às famílias.

A Aldeias Infantis SOS Brasil realiza, desde 2017, o Projeto Casa Azul, que atende crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias, que vivem em situação de vulnerabilidade social e estão fora da rede de atendimento. 
 
O Projeto consiste no apoio socioassistencial e estimulação global das crianças dentro do espectro autista, buscando promover sua autonomia e desenvolver a resiliência familiar por meio do atendimento psicossocial, oficinas socioassistenciais, socioeducativas e psicopedagógicas. As atividades incluem jogos, recreação, oficinas, encontros com familiares, grupos operativos e visitas domiciliares, que possibilitam aos participantes o desenvolvimento de aspectos criativos, de comunicação, cognição e interação social, tudo isso, tendo a família como co-terapeuta indispensável na evolução das crianças e adolescentes com TEA.
 
Desde 2017, a Casa Azul já atendeu 36 crianças e atualmente conta com 18 famílias. A continuidade do projeto está garantida graças ao apoio da empresa Transire Eletrônicos, parceira da Aldeias Infantis SOS Brasil em Manaus.
 
O Projeto está cada vez mais focado nas famílias, tornando-as conscientes, fortes e preparadas para lidar com as crianças da melhor maneira possível.
 
“Meu filho sempre teve muita seletividade alimentar e dificuldade para ir ao banheiro, consigo contar nos dedos das mãos os alimentos que ele come. As rodas de conversas, terapias e oficinas tem minimizado essas dificuldades. Sou muito grata a esse Projeto, pois passei anos com outros profissionais e não conseguia ver nenhum resultado e evolução” diz Nancy*, mãe de uma das crianças atendidas.
 
Maria Lúcia* também demonstrou grande satisfação com a evolução do filho “Ele chegou aqui sem conseguir se concentrar ou ficar parado pra nada. Hoje ele senta pra fazer as atividades da escola e consegue expressar o que deseja. Isso é uma grande vitória, pois não sabia mais o que fazer”.
 
O trabalho realizado na Casa Azul vem gerando resultados. Ao longo do projeto, quase metade das crianças mostrou grande evolução, algumas famílias se tornaram autônomas e outras, que estavam no atendimento intensivo, passaram a necessitar apenas do acompanhamento nos grupos operativos e nas oficinas psicopedagógicas. 
 
Essa é mais uma prova de que a sociedade civil, por meio de empresas ou pessoas, se unindo a organizações humanitárias como a Aldeias Infantis SOS Brasil, pode impactar positivamente centenas de vidas e fazer diferença!
 
Quer construir um futuro melhor?
 
Apoie a Aldeias Infantis SOS Brasil!