CENTENÁRIO HERMANN GMEINER

A CONSCIÊNCIA DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS INUNDOU O MUNDO DE CUIDADO: 70 ANOS DAS ALDEIAS INFANTIS SOS

70 anos no Mundo. Número infinito na literatura bíblica! Inspiração de Deus no ser Humano, HERMANN GMEINER, FUNDADOR DAS ALDEIAS INFANTIS SOS para recriar o paraíso no caos do após 2ª Guerra Mundial. O clamor das crianças silencia o cuidar de si de um valente cidadão austríaco para voltar sua atenção às crianças desoladas e sem família, aos jovens perambulando sem emprego e sem esperança nas praças. Fins de tarde de escuta nos bancos e nos campos ainda minados de bombas.

Referimo-nos ao homem que soube escutar, compadecer-se, sintonizar as dores do mundo e multiplicar o eco em muitos lugares da Terra. Juntou corações e traçou um caminho de Cuidado em Família. Gastou seus dias motivando e alcançando credibilidade inovadora na forma de atenção às crianças órfãs; revolucionou e abriu um fosso para enterrar a institucionalização para aqueles que eram chamados filhos do Estado, ou como se diz no Brasil, "menores", simplesmente por sua condição de pertencerem à famílias pobres ou abandonadas pelas politicas básicas.

Nesta data, solene e memorável de 70 anos no Mundo, também nos juntamos para reviver com renovado vigor com a Associação Nacional Aldeias Infantil SOS Brasil que caminha nesse pátrio chão brasileiro em 53 anos de serviço indomável, graças a tantos colaboradores do passado e do presente. A gratidão pelo bem feito chegou a Deus porque mudou a vida de milhares de crianças e garantiu que muitas voltassem para o colo de suas mães.

A trajetória do mundo com seus conflitos, pobreza, violência de toda ordem, devastação e seus reflexos do embrutecimento da vida, assim como as inovações tecnológicas e o progresso cientifico, misturaram-se com o avanço da legislação internacional favorável às crianças do Mundo. A Convenção de Genebra dos Direitos das Crianças, o Protocolo de Atenção para as Crianças sem Família, a luta contra o Trabalho Infantil e demais situações que mostram a miséria do mundo e a precariedade da vida humana, não passaram de forma insensível na consciência daqueles que se aliaram aos sonhos dos combatentes como o do nosso Fundador.

No mundo hoje, mais do que uma marca internacional que lidera o serviço de acolhimento, com sua tecnologia social inovadora, as Aldeias Infantis SOS é uma Missão ostensiva na erradicação da Pobreza (ODS 1), na Qualidade da Educação e da Saúde em muitos países. Destacam-se atualmente, os Projetos de Emergências nas áreas de conflito armado, nas guerras civis, nos países devastados por terremotos ou inundações, nas condições dos expatriados ou refugiados políticos e climáticos.

No Brasil são 53 anos. Tempo de maturação e de muitas provações, com crises cíclicas que nos fizeram crescer e renascer, capacitar-nos na gestão e na condução dos Programas de forma profissional, buscar a legitimação da sociedade, melhorar a captação de recursos, construir parcerias, viabilizar o Instituto Bem Cuidar, editar revistas e lutar pela implementação de leis favoráveis a infância no Brasil, que ainda deve ser cumprida tal como ordena a Constituição no artigo 227.

Damos conta de muito trabalho realizado, graças à colaboração e a dedicação de tantas vidas agregadas à inspiração de HERMANN GMEINER. Damos graças a Deus por seguir o caminho e não perder corações de nossos AMIGOS SOS.

Seja um doador você também!