fevereiro 5 2021

Começa a vacinação da comunidade Warao

Indígenas venezuelanos recebem a imunização contra COVID-19 em Belém  

 

Valentin Perez e Petra Rojas recebem a vacina contra COVID-19

Nesta quarta-feira (03/02), a Secretaria Municipal de Saúde em Belém (PA) realizou a vacinação de 63 indígenas venezuelanos da etnia Warao, que têm entre 18 e 77 anos de idade e vivem no espaço de acolhimento onde a Aldeias Infantis SOS Brasil atua, no bairro do Tapanã. 

O primeiro Warao vacinado foi o senhor Valentin Perez (69 anos) e, em segundo, sua esposa, senhora Petra Rojas (62 anos). O casal chegou ao Brasil em 2018, junto com um grupo de familiares em busca de melhores condições de vida e da proteção de seus direitos. Na Venezuela, eles se encontravam em uma situação de extrema vulnerabilidade, com dificuldades de acesso à comida, remédios e serviços de saúde.  

O senhor Valentin atuava como um "Aidamo" (líder) em sua comunidade, reconhecido e certificado pelo governo venezuelano como liderança Warao, e, atualmente, exerce o papel de esposo, pai e avô no Brasil. 

Outro Warao contemplado pela vacina foi José Gregório Zapata (37 anos), colaborador da nossa organização na equipe de educação não-formal do projeto Súper Panas, desenvolvido em parceria com o UNICEF. Ele está no Brasil desde 2019, e vivia com sua comunidade Warao na Venezuela, realizando trabalhos como sapateiro. 

Comemoramos este acontecimento tão significativo e aguardado por todos!