outubro 10 2022

Ação da Aldeias Infantis SOS ajuda a conscientizar famílias em Poá

Programa de Fortalecimento Familiar da Aldeias Infantis SOS em Poá (SP) promoveu encontro com famílias atendidas na comunidade local para identificar os tipos de violência.

 

Ação da Aldeias Infantis SOS ajuda a conscientizar famílias em Poá 

 

De janeiro a julho de 2022, o Brasil registrou mais de 31 mil casos de violência doméstica ou familiar contra as mulheres, segundo dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos. O IBGE aponta que em 2019, 30,4% dos feminicídios aconteceram dentro de casa. Número que aumentou 22% entre março e abril de 2020, no início da quarentena provocada pela pandemia do COVID-19.

A conscientização dos tipos de violência que podem ser cometidas contra as mulheres é essencial para combater essa agressão. Para contribuir com a sensibilização, em setembro deste ano, o Governo Federal instituiu “Agosto Lilás”, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a violência contra a mulher e divulgar os mecanismos de denúncia existentes.

Nesse sentido, o Programa de Fortalecimento Familiar da Aldeias Infantis SOS em Poá (SP), promoveu um encontro de famílias atendidas na comunidade local com o tema Agosto Lilás: Como identificar os tipos de violência.

 

Ação da Aldeias Infantis SOS ajuda a conscientizar famílias em Poá

 

Com a parceria do Projeto Mulheres e suas vozes, a idealizadora e Promotora Legal Popular, Andrineia Barbosa Gomes, realizou palestras dinâmicas e rodas de conversa que contaram com depoimentos sobre experiências de vida, violência vivida e superada. Esse compartilhamento de vivências é muito relevante para que as mulheres entendam que é possível vencer situações de violência.

Identificar os tipos de violência doméstica e familiar é importante para que essas mulheres se mantenham informadas de que o abuso não é somente físico, mas psicológico, moral e até mesmo patrimonial.

 

Ação da Aldeias Infantis SOS ajuda a conscientizar famílias em Poá

 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR