Brincadeira: Era uma vez...

Conheça os benefícios da contação de história na hora da brincadeira.

Imagine um reino chamado Aldeias Infantis SOS Brasil, localizado na cidade de Poá, em São Paulo. Lá, todos os príncipes e princesas aprendem, desde pequenos, como serem cidadãos conscientes e protagonistas do seu futuro. Para as crianças que participam das atividades desse reino, o futuro não é temido. Eles descobriram nas oficinas de contação de histórias uma forma de conhecer as oportunidades disponíveis em outros reinos.

Bem no meio da floresta, cheia de animais como macacos espertos e sapos falantes fica um enorme castelo que abriga muitas crianças de todo o reino SOS. Nele, todo dia é dia de contar uma nova história. Outro dia mesmo uma fada entrou voando pela janela do salão principal para falar sobre algo que seus pais lhe falaram há muito tempo. Era o conto conhecido como “Três Navios”. “Não há algo melhor para se ouvir”, disse ela.

Segundo a fada, o livro fala sobre uma menina chamada Laurinha, que fica intrigada ao ouvir sua avó e os irmãos contando que vieram de Portugal em navios diferentes. Ela sabe que a família veio junta para o Brasil, mas acaba descobrindo que, para guardar suas histórias, cada um faz a própria viagem.

Para a coordenadora de serviços do “reino SOS”, Adriana Barros, o desafio de quem conta histórias é cativar crianças acostumadas às linguagens dinâmicas da TV e do videogame. "É necessário mergulhar no que está sendo contado para criar além do texto e enriquecer a atividade atraindo os ouvintes", explica. A narração proporciona experiências lúdicas e de aprendizado pelo contato que as crianças têm com a tradição da palavra falada e as diferentes culturas por trás das narrativas.

Segundo Barros, os benefícios da contação de história proporciona entendimento, capacidade crítica, interação, entendimento, interpretação e influencia na afetividade da criança e sensibilidade, saúde e cognição. “É uma fase em que a criança ainda precisa disso realmente, até para desenvolver as questões motoras, cooperação. A contação de histórias também é terapêutica, ajuda em várias questões, principalmente na promoção de finais felizes”, afirma.

O que é preciso para contar uma história?
- Faça uma seleção de títulos que despertem em você a vontade de passá-los às crianças. É importante abrir o universo delas para diferentes narrativas, com temas como a vida e a morte, nossa origem e a humanidade, além de mitos. Para se familiarizar com a narrativa, treine contando para amigos e familiares.

- Comece a narrar para grupos menores, enquanto você conhece as suas possibilidades. Reúna os ouvintes em roda para que eles se sintam próximos de você.

- Escolha recursos, como desenhos, bonecos, músicas e movimentos de dança, com os quais você se sinta mais à vontade.

Contar histórias sempre envolve alguns imprevistos. O importante é não ter medo. Geralmente, as crianças querem que a narração prossiga. Então, elas provavelmente vão ajudar você.