dezembro 10 2020

Contra a violência e a exploração sexual infantil

Projeto Bem Cuidar desenvolve ações de prevenção e conscientização sobre o tema  

 

No Brasil, a cada hora, 3 crianças são abusadas sexualmente. A maioria dos casos são cometidos por pessoas próximas da vítima e ocorrem no ambiente familiar. Dentre as denúncias de violência sexual, também são notificados milhares de casos de exploração sexual infantil, evidenciando a urgência de combater e prevenir esses crimes. 

Projeto Bem Cuidar 

Com foco nesse cenário, a organização humanitária internacional Aldeias Infantis SOS Brasil, em João Pessoa, desenvolve o projeto Bem Cuidar: tecendo redes de proteção, em parceria com a Duratex.

A iniciativa oferece oficinas de autoproteção e conscientização para crianças e adolescentes nas escolas e nos espaços comunitários de cinco bairros da cidade. Também desenvolve ações com famílias em situação de vulnerabilidade, que vivem em comunidades com altos índices de violência sexual infantil. Além da atuação com esses públicos, em conjunto com a ONG Childhood Brasil são realizadas formações com toda a rede de proteção de João Pessoa. 

Com a pandemia, as ações do projeto foram adaptadas para o mundo virtual e conteúdos diversos são compartilhados com os participantes, via WhatsApp.  

Uma luta de todos 

Desde setembro, a iniciativa já impactou mais de 200 pessoas, sendo que destas, 140 são crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. 

“Perceber que as crianças e adolescentes sentem-se valorizados, acolhidos e, principalmente, empoderados em relação à temática, é extremamente gratificante para nós. Abordar os assuntos de forma lúdica e com um olhar acolhedor nos mostra que podemos fazer a diferença, de forma segura e responsável”, afirma Wises da Cunha, coordenadora do projeto. 

Agradecemos o apoio dos nossos Parceiros SOS, que possibilitam o desenvolvimento dessa iniciativa tão essencial para a proteção das crianças e adolescentes.