Cores que transformam vidas

Em parceria com o projeto YouthCan!, da SOS, a AkzoNobel capacita jovens para o mercado de trabalho

Encravado em uma área de proteção aos mananciais, o bairro Riacho Grande, em São Bernardo do Campo sofre com infraestrutura deficiente. Há ruas esburacadas, outras de terra, lixo e até carros abandonados. Apenas uma UBS (Unidade Básica de Saúde) atende aproximadamente 13 mil pessoas, além de servir como comprovante de endereço a muitos moradores. Apesar desse cenário, o adolescente de 17 anos, Dollynho* encontra forças para realizar um trajeto de três horas até chegar à empresa AkzoNobel, onde faz o curso de iniciação profissional de pintura imobiliária. A ação é uma parceria com o programa Youth Can!, da Aldeias Infantis SOS Brasil.

Durante a semana, o jovem Dollynho sai logo cedo de casa para pegar a balsa e atravessar para o outro lado do rio, o que muitas vezes significa esperar muito tempo, pois normalmente há filas quilométricas de pessoas, aguardando para fazer o mesmo trajeto e ainda pegar o “busão”. Mas para o adolescente isso não significa muita coisa. Confiante e com um sorriso no rosto, ele sai com a mochila nas costas, pronto para mais uma viagem em busca de aprendizado.

Do outro lado dessa história está Talita Machado, que trabalha como Trade Marketing na AkzoNobel e é voluntária no projeto, que atende 22 jovens. De acordo com ela, a realização é diária por participar do programa. “A primeira coisa que faço quando me levanto toda manhã é: qual será a cor que vamos pintar hoje?” 

Com pincéis e tintas coloridas, os alunos do curso dão a uma parede sem cor outro aspecto e mostram a cada dia o que aprenderam. “Eu espero que cada novo treinamento ajude nossos alunos a desenvolver mais suas vidas e as vidas que estão ao redor deles.”, explicou.

O trabalho desenvolvido com a AkzoNobel, é inovador e inclusivo nessa região para muitos jovens. “Buscamos unir a expertise da Aldeias Infantis para assegurar que os jovens em situação de risco possam adquirir habilidades e independência em suas escolhas de vida”, afirmou a coordenadora do programa do YouthCan!, Juliana Moretti.

 “Por meio do YouthCan!, podemos colaborar para evitar que os jovens sigam uma vida sem autonomia e sem realizações no mercado de trabalho, o que impacta consideravelmente a condição social e a saúde psíquica. Temos não só a preocupação de compartilhar conhecimento, mas também de desenvolver habilidades”, disse o gerente de marketing da AkzoNobel Marcelo Abreu.

O curso tem oito módulos: pintura imobiliária, cores e combinações, segurança no trabalho e até módulos de Português e Matemática para produção de orçamentos e apresentações, entre outros temas relevantes. A intenção é explorar as habilidades de cada colaborador, sejam elas pessoais, profissionais, empreendedoras, e compartilhar o conhecimento com os jovens. 

Sobre o Youth Can!
O  YouthCan! é um programa de capacitação profissional para jovens de 16 a 24 anos,  em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa, realizada em parceria com empresas globais e locais, tem por objetivo apoiar a formação profissional e inserção de jovens no mercado de trabalho. Ainda oferece a empresas de diversos setores a oportunidade de desenvolver o voluntariado corporativo, estimulando a responsabilidade social de suas equipes, que trabalharão na formação de jovens, no apoio ao ingresso no mercado de trabalho e desenvolvimento de sua autonomia.