Como trabalhar em casa e cuidar das crianças?

É preciso ter cuidado, pois as pressões do dia a dia podem ser potencializadas pelo confinamento. 

 

Neste momento é importante entender que a produtividade e os horários em home office não serão iguais a sua rotina no escritório. Principalmente com as crianças, sempre haverá interrupções. Lembre-se que você estará fazendo o melhor que pode. 

Separamos 3 dicas que podem ajudar você a se organizar: 

1- Organize sua rotina visualmente 

Defina sua agenda de tarefas semanais/diárias e não por horários. 

Estabeleça horários fixos para trabalhar sem interrupções, escreva de forma visual para que seus filhos também possam ver e entender que durante este período não devem interromper. 

Crie uma rotina para toda família, elabore uma lista de tarefas visual com hora do banho, de brincar, de comer e de arrumar a bagunça. Caso as crianças ainda não sejam alfabetizadas, utilize imagens. Inclua também na lista de tarefas, pequenos deveres domésticos, como cada criança arrumar sua cama, recolher seus brinquedos e ajudar a pôr a mesa. 

Deixe essa lista de tarefas em um lugar visível para toda família e para cada tarefa cumprida, dê uma carinha feliz. Torne isso lúdico para as crianças.  

2- Explique para as crianças e faça elas participarem 

Explique que, assim como não são férias da escola, você também precisa trabalhar, mas haverá momentos em que poderão brincar juntos. 

Que tal tornar lúdico sua hora de trabalho para que eles entendam quando você está trabalhando?

Coloque um lenço, use um chapéu, deixe um brinquedo específico ao lado do seu espaço de trabalho durante este momento, para que entendam que não devem haver interrupções. 

Ligue para a família. Leia ou peça para pessoas da família e amigos lerem histórias, assistirem a filme juntos ou apenas conversar, é uma ótima ferramente para matar as saudades e distrair as crianças. 

3- Defina uma rotina 

Faça as crianças se arrumarem para começar o dia, é um símbolo que a rotina começou, mesmo estando em casa. 

É recomendado que as tarefas escolares sejam feitas durante o horário escolar, tente intercalar as atividades entre os dias da semana: habilidades motoras na segunda, leitura na terça, manuais na quarta e uso de tecnologia na quinta-feira, por exemplo.

Outra recomendação é tentar evitar o uso de tecnologia após as 19h. 

Sabemos que cuidar e educar as crianças não é tarefa fácil. Por isso, evite cobrar-se demasiadamente e aproveite para reforçar os vínculos afetivos, exercitando a escuta e o diálogo, elementos importantes no desenvolvimento das crianças e para o ambiente familiar. A Aldeias Infantis SOS Brasil é a família de mais de 500 crianças e adolescentes que vivem em nossas 59 Casas Lares. Mais do que nunca, nossa família precisa da sua ajuda. 

#SOSPrecisamosContinuar

Quero apoiar!