Explicando o coronavírus para as crianças.

É importante que as crianças se sintam seguras diante de tantas mudanças.

Nem sempre é fácil explicar para as crianças as coisas que acontece na vida e no mundo. Em um momento como este, cheio de incertezas, essa tarefa se torna ainda mais complicada. Abaixo, separamos mais algumas dicas que podem te ajudar a explicar aos seus filhos o que é o coronavirus:

a. Pergunte a criança o que ela sabe.

b. Explique de forma curta e simples.

As três coisas mais importantes para saber são: 

  1. O que é? Pode dizer que é um bichinho que não se vê, mas que pode nos deixar doentes com tosse, dor de garganta e febre.

  1. Como é o contágio? Pode dizer que o bichinho vai de uma pessoa para outra, por isso as escolas estão fechadas e estamos todos em casa. É importante lembrar que não estamos de férias e precisamos fazer as tarefas enviadas pela escola. 

  1. O que podemos fazer para ajudar? Para evitar que o bichinho se espalhe precisamos lavar as mãos muitas vezes por dia, espirar ou tossir sempre no antebraço ou em um lenço descartável e permanecer em casa. 

Ao final, pergunte a criança se tem algo mais que ela queira saber e responda sempre em um tom tranquilo e com a verdade. 

Permita que as crianças digam como se sentem e os ajude validando suas emoções. Por exemplo: Entendo que esteja triste por não poder sair, mas o que estamos fazendo é muito importante para ninguém mais ficar doente. 

Não prometa coisas que não sabemos que se poderemos cumprir. Por exemplo: Em 10 dias poderemos ir ao parque brincar. É melhor dizer que os doutores estão fazendo o possível para vencer o bichinho o quanto antes. 

Use as metáforas dos seus desenhos favoritos para ensiná-los de forma lúdica que é muito importante lavar as mãos e os valide sempre que ele lavarem as mãos. 

É bom evitar assistir notícias na presença das crianças. A informação que está passando é voltada para adultos e as crianças podem não as processar da mesma maneira.

Evite também conversar sobre o tema com outros adultos na frente das crianças, principalmente em tom de preocupação. 

Sabemos que cuidar e educar as crianças não é tarefa fácil. Neste momento difícil, precisamos redobrar os esforços para trazer conforto e carinho para as mais de 500 crianças e adolescentes que vivem nas 59 casas lares da organização. Mais do que nunca precisamos do seu apoio! 
 
#SOSPrecisamosContinuar

Quero apoiar!