novembro 18 2021

Dia do Conselheiro Tutelar

Conheça mais sobre a importância desse profissional

 

Conselheiros tutelares são pessoas escolhidas em seus municípios para zelar pelos direitos humanos de crianças e adolescentes. De todas as crianças e adolescentes, desimportando sua condição social e de origem, nascidas no município ou em outro país, com ou sem documentos. Acompanhadas ou desacompanhadas de suas mães, pais ou outras pessoas por elas responsáveis.

A Aldeias Infantis SOS reconhece nos Conselhos Tutelares, criados com o Estatuto da Criança e do Adolescente, importantes interlocutores e defensores dos direitos infanto-juvenis. Parceiros nas redes locais em todos os municípios em que atuamos, especialmente quando agem coletivamente e em diálogo com todas as organizações e serviços, buscando as melhores medidas protetivas para cada criança, adolescente e sua família.

A Pandemia da COVID-19, assim como o nosso trabalho nas Aldeias Infantis SOS, não encontrou Conselhos Tutelares fechados. Mas muitos órgãos e serviços públicos, como as Escolas, fecharam. E os efeitos desse fechamento, necessário para a proteção da sociedade como um todo, ainda não são suficientemente conhecidos. Apenas alguns começam a aparecer, com o relato dos sofrimentos das famílias por mortes, desemprego e fome, e, em algumas, o agravamento de outras violências dentro dos lares.

Assegurar direitos, buscando fortalecer as famílias, protegendo crianças e adolescentes é uma demanda urgente da sociedade brasileira na atualidade. Nesse sentido, parabenizamos as conselheiras e os conselheiros tutelares de todo o Brasil pelo 18 de Novembro, Dia do Conselheiro Tutelar, desejando que sua atuação siga prenhe de diálogo e defesa de direitos de cada criança e adolescente a um presente e um futuros melhores. Com especial olhar para as meninas e os meninos em situação de vulnerabilidade, sua melhora nutricional, sua recuperação escolar e seu direito à ser feliz.

Sabendo que grande parte dessa felicidade tem a ver com o direito de viver em família. Direito que tem em nossa organização uma força motriz importante e central e para o qual conselheiras e conselheiros tutelares em todo o Brasil podem contar conosco, evitando rupturas de vínculos que podem ser evitadas com atuação persistente e continuada, buscando perceber as fortalezas de cada grupo familiar e aportar com outras técnicas de cuidado que superem negligências e maus tratos.

Que sigamos regando infâncias felizes para ajudar a fecundar pessoas adultas com uma mirada mais protetiva de cuidado para com outras infâncias.

Artigo escrito por José Carlos Sturza, Coordenador de Desenvolvimento Programático da Aldeias Infantis SOS.

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR!