maio 14 2021

Dia da Família

Com o fortalecimento dos laços afetivos, Débora e seus filhos consolidam sua relação de carinho e proteção. 



Débora Azevedo e seus filhos, Pedro e Victor, foram a primeira família acolhida no Recanto de Fortalecimento. O projeto, desenvolvido pela Aldeias Infantis SOS Brasil, em Porto Alegre, proporciona acolhimento e um espaço de cuidado para que famílias em situação de vulnerabilidade possam se desenvolver, construir sua autonomia e fortalecer as relações com os seus filhos, prevenindo assim, a perda do cuidado parental.

Antes de chegar ao Recanto, Débora estava grávida e vivia com o seu segundo filho Pedro, de 4 anos, no centro de Porto Alegre, em uma pensão de ambiente insalubre, sem as condições adequadas para cuidar das crianças. A filha mais velha de Débora, Bianca, morava com sua mãe.

Ao chegar ao fim da gravidez, ela foi atendida em um hospital da cidade, onde a assistente social desta instituição avaliou a história de Débora: sua condição de moradia, a falta de renda e os fatores de vulnerabilidade que a impactavam. A profissional entrou em contato com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC), órgão gestor da Política de Assistência Social do município gaúcho, e encaminhou as informações da família para a equipe do Recanto de Fortalecimento.

A assistente social do hospital explicou à ela sobre o projeto, como sua família estaria protegida, além de ser uma oportunidade para ela organizar seus planos, aspirações profissionais, formação educacional e aprender sobre a maternidade e as práticas de cuidado com as crianças.

Victor nasceu prematuro, com 8 meses de gestação e, por isso, ele e a mãe ficaram no hospital por 14 dias. Neste período, o outro filho de Débora, Pedro, ficou sob os cuidados do irmão dela. Depois da chegada da mãe e do irmãozinho no Recanto, Pedro foi levado para lá também.


 

Nos primeiros meses no projeto, Débora começou a aprender sobre cuidados na primeira infância e tem recebido toda a assistência necessária para cuidar dos filhos. Com o apoio dos profissionais da Aldeias Infantis, ela tem desenvolvido suas habilidades, além de planejar seu futuro com as crianças.

A mãe também tem interesse pela culinária, então foram realizadas algumas oficinas com ela. Uma das receitas aprendidas e que mais tem sucesso é o bolo de chocolate que Débora faz para o café da tarde.

“Estes aprendizados são para a vida dela e serão importantes quando ela sair do projeto e for a principal responsável pelo cuidado dos filhos”, ressalta a coordenadora do projeto e pedagoga, Maria Fajardo.

Victor e Pedro Azevedo

A chegada de Bianca
Em agosto de 2020, Débora conseguiu realizar um de seus sonhos: retomar o cuidado da filha Bianca, de 7 anos, e levá-la para morar no Recanto de Fortalecimento com os irmãos. Com o apoio da equipe da Aldeias Infantis, a mãe também se reaproximou do pai da filha, com o objetivo de reestabelecer os vínculos afetivos entre o pai e a criança. Muito querido por Bianca, ele tem sido muito mais presente em sua vida, visitando-a no projeto e também recebendo-a em sua casa.

Débora e Bianca
 

Para o futuro, Débora deseja uma oportunidade de trabalho. Com a assistência dos nossos profissionais, ela desenvolveu seu currículo e busca se inserir no mercado de trabalho. O cuidado com as crianças segue evoluindo.


 

Um dos nossos pilares de atuação é o Fortalecimento Familiar, construindo e fortalecendo as relações afetivas entre os pais e as crianças, assim como a de Débora e seus filhos. Nossos esforços são para que nenhuma criança tenha que crescer sozinha! 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR!