julho 29 2024
Aldeias Infantis SOS integra à Rede Latino-americana de Egressadxs de Proteção
O grupo de organizações latino-americanas atua para garantir os direitos de jovens egressos de serviços de acolhimento
Ausência de políticas públicas, despreparo para a vida adulta e falta de autonomia: esses são os principais desafios enfrentados pelos jovens separados do vínculo familiar que completam 18 anos e são desligados dos serviços de acolhimento. Em contrapartida a esse cenário desafiador, a Aldeias Infantis SOS atua para garantir o acompanhamento dos jovens egressos em sua transição para a vida adulta, com autonomia e autossuficiência, seja por meio de ações e projetos da própria Organização, da articulação com a rede socioassistencial das localidades em que atuamos ou, ainda, buscando incidir nas políticas públicas com as ações de Advocacy.
Nesse sentido, recentemente, a Organização passou a integrar à Rede Latino-americana de Egressadxs de Proteção, grupo de organizações latino-americanas que atua para garantir os direitos e melhorar a vida dos adolescentes e jovens que foram separados do vínculo familiar e vivem ou viveram em acolhimento. Entre os critérios, foram avaliados o trabalho com os jovens egressos, o papel em defesa dos direitos da juventude e as ações relacionadas ao respeito à diversidade.
Como Organização-membro, a Aldeias Infantis SOS terá acesso às capacitações, participação na elaboração e execução de pesquisas, presença no congresso da rede, além da indicação de egressos para compor o Comitê Jovem da Rede.
O coordenador Nacional de Juventudes, Roney de Assis, um dos responsáveis pela parceria, comentou sobre a importância dessa união. “Ao ingressar na Rede, temos a oportunidade de, principalmente, trabalhar coletivamente para garantir que os jovens egressos tenham seus direitos garantidos, que o Estado amplie as políticas públicas. Além disso, teremos a oportunidade de aprimorar nosso trabalho a partir da troca de experiências com as demais organizações membro, das pesquisas, estudos e capacitações promovidas pela Rede”.
QUERO APOIAR