fevereiro 23 2018

Empoderamento digital para incluir e gerar renda

Curso da Aldeias Infantis para jovens de comunidades vulneráveis no Rio conta com financiamento do Instituto Dadivar e metodologia da Recode.

Emporedamento digital para incluir e gerar renda

Ampliar a inclusão social e oportunidades à geração de renda a 40 jovens entre 15 e 24 anos, de comunidades vulneráveis no Rio de Janeiro é a base do curso oferecido pelo no programa carioca da Aldeias Infantis, o Empoderamento Digital, com financiamento do Instituto Dadivar e metodologia da Recode. A iniciativa quer formar jovens autônomos, conscientes e conectados, que possam transformar suas comunidades e vidas por meio do uso da tecnologia.

As aulas, realizadas três vezes por semana, com turmas nos turnos da manhã e da tarde, nas unidades da Aldeias Infantis SOS no Itanhangá e em Jacarepaguá, tem duração de três meses. 
 
A iniciativa é parte do impacto social gerado pela campanha promovida pelo Instituto Dadivar com a atriz Claudia Raia, em julho de 2017. Entre as ações do Instituto Dadivar, está a promoção de campanhas com personalidades de diferentes áreas de atuação e a realização de experiências entre elas e os doadores sorteados, com vistas a arrecadar fundos que são destinados a projetos e instituições sociais. A Aldeias Infantis SOS foi uma das instituições escolhidas pela atriz Claudia Raia para receber os investimentos dos valores arrecadados com a campanha.

“O projeto de Empoderamento Digital que ajudamos implementar junto com as Aldeias Infantis SOS e Recode é de grande importância para nós. Pessoalmente me identifico muito com a causa de educação e do empoderamento digital. Entender sobre o mundo da tecnologia e programação transformou COMPLETAMENTE minha visão do mundo e me deu as ferramentas para poder empreender e ter sucesso profissional então eu sei que este projeto pode transformar a vida desses jovens da mesma forma., afirma Lucas Fox, co-fundador da Dadivar.
 
Para a gestora nacional da Aldeias Infantis SOS Brasil, Sandra Greco, o curso faz parte das estratégias da Organização, que globalmente tem trabalhado para fortalecer o cuidado e a geração de renda com os jovens. “Nossas iniciativas querem o empoderamento juvenil em diversas frentes complementares para que sejam protagonistas se seus próprios futuros, participantes de suas comunidades e com autonomia para seu desenvolvimento. Essa é uma preocupação da Aldeias Infantis SOS no Brasil, tal como nos demais 135 países.”