janeiro 9 2020

CMEI Hermann Gmeiner é referência nacional em educação

Unidade mantida pela Aldeias Infantis e Prefeitura de Manaus é reconhecida com o selo “Escolas Transformadoras”
 

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Hermann Gmeiner, mantida pela Aldeias Infantis SOS Brasil de Manaus em convênio com a Prefeitura Municipal, é reconhecido nacionalmente com o selo Escolas Transformadoras. A menção é entregue para espaços de ensino que investem em uma abordagem diferenciada para a educação e transformação de crianças e adolescentes.

São consideradas Escolas Transformadoras aquelas que usam o seu espaço para formar crianças e adolescentes com senso de responsabilidade pelo mundo. Os estudantes são capacitados para assumir uma posição ativa para lidar com diferentes realidades sociais, amparados em valores como empatia, trabalho em equipe e criatividade.

O selo Escolas Transformadoras foi entregue para apenas 21 instituições do Brasil. Em Manaus, o CMEI Hermann Gmeiner é destaque por dar protagonismo aos estudantes, deixando que eles escolham temas de interesse para estudar e compartilhar com todos a partir de propostas de atividades elaboradas pelos educadores.

A escola também mantém um modelo de gestão democrática, onde os próprios alunos tomam parte nas decisões, de acordo com a sua idade. Essa interação é feita por meio de encontros quinzenais entre comunidade escolar e vizinhança para o debate de problemas e soluções.

Além da forma de administração, o CMEI Hermann Gmenier também se diferencia por oferecer uma formação em meio à natureza, levando crianças e adolescentes para bosques onde eles podem ter contato com animais, hortas e flora. A abordagem lúdica deste contato incentiva a consciência ambiental e social desde a primeira infância.

O centro de educação está localizado em uma área de vulnerabilidade social da cidade, e atende crianças de nove bairros da região, a maioria oriunda de famílias de baixa renda, além de famílias atendidas por outros programas da Aldeias Infantis.

O projeto político-pedagógico foi alterado a partir de 2016, com o apoio do Coletivo Escola Família Amazonas (CEFA), um movimento social com foco na melhoria da educação pública, após amplo debate entre educadores, comunidade escolar, famílias e membros da secretária de Educação de Manaus. Em quatro anos, as mudanças são visíveis, desde a queda da evasão escolar até o aumento no interesse da comunidade em fazer parte do cotidiano da escola.