abril 20 2022

Aldeias Infantis SOS promove feira literária com programação gratuita para todas as idades

Resultado da 3ª edição do Projeto Fortalecer, em Pernambuco, evento terá participação de 210 crianças e adolescentes, de 6 e 16 anos, atendidos pela Organização em Pernambuco 

 

 

A Aldeias Infantis SOS promoverá feira literária com atividades gratuitas, no dia 30 de abril, das 9h às 18h, em formato on-line, no canal do Youtube do Projeto Fortalecer. O evento contará com lançamentos literários, oficinas, mediação de leituras e apresentações culturais, como música e teatro. 

A celebração especial é fruto da 3ª edição do Projeto Fortalecer, que este ano foi nomeada de “I Feira Literária Fortalecer: Território Cultura e Saberes”, e contará com a participação de 210 crianças e adolescentes, de 6 e 16 anos, atendidos pela Aldeias Infantis SOS em Pernambuco. 

Os trabalhos que serão apresentados na Feira são frutos das atividades desenvolvidas nas três cidades onde o Projeto Fortalecer é realizado: Recife, Paulista e Araçoiaba. São oficinas e ações de incentivo à leitura, que ajudam e estimulam o aprendizado e a criatividade, maneira lúdica e adaptada para cada faixa etária.  
 

 

As famílias das crianças e adolescentes apoiados pelo projeto participaram de rodas de conversa sobre a importância do cuidado, fortalecendo seus vínculos afetivos e prevenindo a perda do cuidado parental. Além disto, receberam cestas básicas, vales refeições, kits de higiene e limpeza com álcool 70%, e máscaras de proteção. 

Um dos beneficiados com essas ações foi o adolescente, Klebson de Moura Silva, de 13 anos. Morador de Paulista, no Grande Recife, começou a frequentar as atividades e oficinas do Fortalecer há um ano. O garoto revela que no início tinha muita dificuldade na leitura e de se relacionar em família e na escola. Hoje, tomou gosto pelo prazer de ler e faz parte do grupo de mediadores de leitura e do grupo de teatro do projeto.  

“Percebemos uma mudança de autoestima, de relacionamento com os colegas e com a família. Além da leitura, que evoluiu muito, é visível o prazer dele em ler”, comenta Ana Paula Nascimento, Coordenadora do Projeto Fortalecer. 

 

 

Outro adolescente que teve a vida impactada com o projeto foi José Felipe Souza, de 12 anos. Tímido e com muita dificuldade de leitura, ele achava impossível escrever um livro. Com a participação nas atividades e oficinas, passou a ser mais comunicativo e expressivo. Durante a iniciativa, ele confeccionou um livro utilizando a técnica de cartonagem, aprendida ao longo do Fortalecer. 
 

Lançamento do livro - “Vai Passar! Relatos da pandemia” 
 

 

A I Feira Literária Fortalecer marcará o lançamento oficial do livro “Vai Passar! Relatos da Pandemia”. Escrito por seis crianças, duas de cada território da Aldeias Infantis SOS em Pernambuco, o livro foi desenvolvido dentro do projeto Escritor para o Futuro, promovido pela NeoEdu, em parceria com a Organização. A obra traz o ponto de vista das crianças sobre a pandemia da COVID-19. Silas de Oliveira, de 13 anos, é um dos autores e foi o responsável pelo desenho que ilustra a capa da obra.  

“A mãe de Silas nos informou que ele estava em uma fase complicada em casa, dando muito trabalho e sem querer fazer as atividades. Ele começou a fazer as oficinas sem muita vontade e chegou a dizer que não iria participar das oficinas de mediação, mas quando viu os amigos, se animou e fez o maior sucesso. Agora, tomou gosto pela mediação e se tornou um dos mais atuantes, tanto que participou do livro, escrevendo e desenhando a capa”, resumiu Ana Paula.     

O livro já está disponível para leitura de forma virtual por meio do link: https://issuu.com/neoedu/docs/ebook_aldeias_infantis 

Mediadores de Leitura 

Para os professores e profissionais de educação e cultura que prestigiarem a Feira Literária haverá ainda um workshop de formação de mediadores de leitura, que são aqueles capacitados para criar pontes entre o imaginário do leitor e a literatura, despertando desejo e gosto pela leitura nas pessoas. As vagas para o workshop são limitadas e os interessados podem se inscrever por meio do link: https://forms.gle/g5Fngxw24214hhhN8 
 


 

Programação Completa 

Além do workshop e da apresentação das crianças e adolescentes atendidos pelo projeto, haverá ainda uma aula-espetáculo ministrada pelo poeta, cordelista, escritor e educador, Edgar Diniz. Outra atração do evento é o grupo olindense de cultura Afro Majê Molê. 

Outro destaque será show do mágico Rapha Santacruz, que comandará a apresentação da feira, além de realizar o número de encerramento. Toda a transmissão do evento contará com intérprete de libras. Para conferir, é só acessar o canal do YouTube do projeto: https://bit.ly/2Q6pVKk 
 

Apoio 

O Projeto I Feira Literária Fortalecer: Território, Cultura e Saberes conta com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com o apoio das empresas: Unilever – através da marca Cremogema, que tem o propósito de “Nutrir o Caminho do Bem” unindo amor, valores e nutrientes importantes para o crescimento e desenvolvimento das crianças – e Inbetta, empresa que tem em seu DNA a criatividade. 


Informações da Feira:

I Feira Literária Fortalecer: Território, Cultura e Saberes 

Data: 30 de abril de 2022 

Hora: 9h às 18h 

Local: Transmissão pelo Canal do Youtube – Fortalecer: Território, Cultura e Saberes - 

https://www.youtube.com/channel/UCISaExHg8uPcvKi_P5lEspQ 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR!