julho 14 2022

Férias exigem atenção de pais e responsáveis para prevenção de acidentes com crianças

Confira dicas para garantir entornos seguros e protetores durante o período de descanso e lazer  

 

 

As férias de julho chegaram e essa é uma época muito aguardada pela garotada. Para que o descanso e lazer sejam completos e nenhum imprevisto atrapalhe os planos, pais e responsáveis devem redobrar a atenção com a segurança das crianças e adolescentes. 

“Os acidentes são responsáveis por hospitalizar 302 crianças e vitimar fatalmente 8 meninos e meninas de até 14 anos, por dia. Durante as férias, o risco de acidentes pode aumentar com a maior presença da garotada em casa ou, então, por estarem em um ambiente novo, como em casa de parentes ou outro local de hospedagem.

"Não é o momento de relaxar nos cuidados”, alerta Erika Tonelli, especialista de Entornos Seguros e Protetores da Aldeias Infantis SOS. 

Para ajudar os pais e responsáveis, destacamos algumas orientações importantes para garantir a segurança da garotada nesse período: 
 

  1. Se as férias forem em casa, a recomendação é fazer uma inspeção e checar as condições de segurança de cada cômodo. Veja se é preciso fazer alguma adaptação ou correção para prevenir acidentes domésticos. Tem um checklist que certamente poderá contribuir nessa tarefa, acesse aqui

  1. Também aproveite esse momento em casa para verificar os brinquedos, procurando danos, como uma parte quebrada ou que possa se soltar. Caso encontre algum problema, conserte imediatamente, descarte ou mantenha-o fora do alcance da criança até que o brinquedo esteja seguro para ser utilizado.  

  1. Como estamos no inverno e as temperaturas costumam ser mais baixas, preste atenção em alguns detalhes dos agasalhos e acessórios que podem provocar acidentes. Os cordões de capuz não devem ter mais que 5 cm de comprimento e é recomendado retirar os cachecóis na hora de brincar. Essas duas medidas são para evitar estrangulamento e para que esses acessórios não as façam tropeçar ou fiquem enganchados em algum lugar. 

  1. No caso de uma viagem para casa de parentes ou outro local de hospedagem, lembre-se que muitas vezes esses lugares podem não estar preparados para evitar acidentes com crianças. Portanto, antes de permitir que as crianças brinquem livremente pelo ambiente, faça uma ronda no espaço e confira se ele oferece segurança. Observe especialmente se as janelas e sacadas possuem grades ou redes de proteção e, em caso negativo, veja a possibilidade de mantê-las trancadas. 

  1. Em viagens ou passeios que precisam de deslocamento por carro, as crianças devem utilizar o dispositivo de retenção adequado para sua idade, peso e altura. Isso vale inclusive para curtas distâncias. 
     

Erika reforça ainda que crianças menores de 10 anos não devem ficar sem supervisão de adultos responsáveis, seja em ambientes domésticos ou espaços comunitários. 

Adotando esses cuidados, é hora de curtir esses momentos de maior contato com as crianças e adolescentes para reforçar os laços afetivos e criar memórias especiais que irão acompanhar a garotada por toda a vida. 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR