março 28 2021

Aldeias Infantis SOS Brasil realiza força tarefa no Pará

Ação tem foco nos direitos de famílias imigrantes Warao

 

Aldeias Infantis SOS Brasil, em Belém, realiza uma força tarefa desde o começo deste ano para auxiliar famílias indígenas imigrantes na renovação do Protocolo de Solicitação de Reconhecimento da Condição de Refugiado.  

A ação faz parte das atividades do projeto Empoderando Refugiados Warao e Migrantes da Venezuela para Proteger suas Comunidades contra COVID-19, desenvolvido pela nossa ONG em parceria com o ACNUR e com o financiamento do Fundo Canadá. 

O protocolo, que tem validade de um ano, funciona como um documento de identidade e atesta a condição migratória regular no país, possibilitando o acesso a outros direitos, como a abertura de conta bancária, emissão de carteira de trabalho e previdência social e o cadastro de pessoa física (CPF). 

A nossa organização tem atuado junto à Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEDUJH), à ONG Funpapa e à Polícia Federal para que seja garantida a emissão do documento nas comunidades indígenas Warao, presentes no distrito de Outeiro e Tapanã, em Belém e em Curuçambá, e na cidade de Ananindeua (PA). Neste período, 116 pessoas já renovaram o Protocolo, regularizando sua estada no Brasil. 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR!