maio 9 2022

Jovens participam de curso com foco na autonomia e inclusão produtiva

Com o apoio da Allianz, iniciativa faz parte das ações do YouthCan!, e beneficia pessoas em situação de vulnerabilidade em São Paulo (SP) 

 

 

Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas Social aponta que os jovens foram os que mais perderam renda e sofreram com o desemprego durante a pandemia. A taxa de desemprego entre jovens adultos, de 18 a 24 anos, chegou a 31%. Quando se considera os recortes de gênero, raça e classe, o cenário é ainda mais desafiador. 

Com foco no desenvolvimento de habilidades e preparação para a vida adulta, a Aldeias Infantis SOS desenvolve um projeto global de apoio à juventude, o YouthCan!. Este ano, a iniciativa contou também com o apoio da Allianz, promovendo diversas ações para incentivar a autonomia e a inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade na comunidade de Rio Bonito, em São Paulo (SP). A turma concluiu a formação no dia 7 de maio. 
 

 

Com início em fevereiro de 2022, a primeira fase promoveu capacitações on-line com temáticas variadas: produção de currículo, preparação para entrevista de emprego, autoconhecimento, inteligência emocional, mundo do trabalho e formulação do projeto de vida de cada participante, considerando suas expectativas e sonhos para o futuro. Colaboradores da Allianz também realizaram palestras com os jovens, compartilhando suas experiências e conhecimentos.  

“Estamos muito felizes por participar do projeto, YouthCan!, e poder ver tantos jovens engajados, desenvolvendo suas habilidades pessoais e profissionais. Nossa missão é a confiança no futuro, incluindo também a comunidade, diminuindo as barreiras da inclusão social e a promoção das capacitações pessoais e profissionais. Parabéns a todos os jovens que participaram do projeto!”, celebra Glaucia Smithson, presidente da Allianz na América Latina. 

Para o Gestor Nacional da Aldeias Infantis SOS, Alberto Guimarães, o trabalho é relevante pois a pandemia da COVID-19 agravou a taxa de desemprego juvenil em todo o mundo e conseguir uma oportunidade de trabalho se tornou uma necessidade ainda mais desafiadora.  

“Oferecemos serviços específicos à juventude, com oportunidades de aprendizagem e crescimento, respeitando a individualidade de cada jovem. Desenvolvemos habilidades para a vida e para a inclusão social, o que abrange orientação educacional, vocacional e inclusão produtiva, visando a autonomia”, resume Guimarães. 

 


 

Com o encerramento da primeira fase de formações, nos próximos seis meses, os jovens seguem em um novo desafio: realizar um curso profissionalizante da sua escolha, que possa impulsionar sua entrada no mercado de trabalho. Com o apoio financeiro da Allianz, cada participante terá a oportunidade de se capacitar e ter as ferramentas necessárias para se desenvolver.  
 
“Eu estou muito feliz com as formações, já aprendi muito e agora vou ter a oportunidade de fazer um curso de manicure e cabelereira. Quero que seja a minha profissão no futuro”, afirma Helena Santos, apoiada pelo projeto. 
 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR!