julho 16 2021

Famílias unidas

Serviço de Fortalecimento Familiar em Campinas completa um ano 

 


 

A Aldeias Infantis SOS atua desde 2009 em Campinas (SP), com o acolhimento de crianças e adolescentes que perderam o cuidado parental. Em junho de 2020, a organização implementou também o serviço de Fortalecimento Familiar na cidade. O programa tem como objetivo atuar em conjunto com as famílias e comunidades para ajudá-las a desenvolver suas capacidades e a liderar seu próprio processo de autonomia e inclusão social, impactando na proteção das crianças, adolescentes e jovens, sob sua responsabilidade. 

As ações de Fortalecimento Familiar são realizadas em diversas localidades do Brasil onde a Aldeias Infantis SOS está presente, e é um dos nossos principais pilares de atuação. Em Campinas, em um ano o serviço já beneficiou cerca de 270 pessoas, com atendimento social, psicossocial e prevenção da perda do cuidado parental.  

As famílias contam com o apoio de uma equipe multidisciplinar da nossa organização, composta por uma coordenadora, três assistentes sociais, três psicólogos, dois educadores e um auxiliar administrativo. Os colaboradores também realizam articulações em rede com os órgãos governamentais, secretarias de saúde, de assistência social e de educação, promovendo o bem-estar e o cuidado às famílias. Graças a esse trabalho, todas as situações de risco ou de violação de direitos das famílias acompanhadas foram averiguadas e o devido acompanhamento foi concretizado.  

Uma família que cresce e se ressignifica 

Um exemplo de como estas ações podem ter um grande impacto é a família da Maria Rosa dos Santos. Natural de Minas Gerais, a matriarca tem quatro filhos; Joana, Michel, Lucinéia e Franciele e sete netos; entre eles, João Vitor (2), filho de Franciele, que vive sob a guarda da avó. 

Com o apoio da nossa equipe, a família recebeu diversas orientações e informações sobre o acesso aos serviços essenciais. Antes do contato com a Aldeias Infantis SOS, João Vitor precisava de uma bota ortopédica para correção motora e a família não imaginava onde buscar esse recurso.  

Após intervenções e discussões com a rede, foi ampliado o atendimento e hoje, após consultas, exames e encaminhamentos, João Vitor não precisa mais de auxílio ortopédico e recebe o cuidado constante dos familiares. Para o futuro, o garoto irá fazer consultas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), onde participará do Programa de Estimulação Precoce, com foco no melhor desenvolvimento de suas capacidades.   

Franciele, que era usuária de substâncias psicoativas, iniciou um tratamento no CAPS AD e também foi encaminhada para o Núcleo de Oficinas do Trabalho, onde participará de oficinas para a geração de renda e poderá desenvolver novas habilidades, como o trabalho manual com horta. Ela também terá a oportunidade de se alfabetizar, por meio de um projeto da Universidade FUMEC. 

“Franciele mantém o vínculo afetivo com João Vitor e entende a importância de se estruturar para permanecer com o filho de maneira mais estável, além de respeitar os momentos de convívio com a família. Quando perguntamos sobre o seu maior sonho, ela nos diz que é trabalhar e ter uma casa grande onde possa cuidar de João Vitor. Já a avó, Maria Rosa, sonha em poder continuar a cuidar dos netos com tranquilidade e que a filha Franciele possa também participar diretamente nos cuidados do neto”, ressalta Roucheli Tavares, Coordenadora do Serviço de Fortalecimento Familiar da Aldeias Infantis SOS, em Campinas. 

Parabenizamos toda a equipe por esse ano de grandes realizações e o trabalho contínuo para que nenhuma criança cresça sozinha!

Faça uma doação