janeiro 13 2021

Parceria entre Aldeias Infantis SOS Brasil e Fundação Marcopolo promove curso de capacitação para profissionais de psicologia e psicopedagogia

A formação faz parte do Projeto Acolher, que fornece orientação psicológica para crianças e adolescentes que vivem em abrigos e casas lares

A infância e a adolescência são consideradas as fases mais importantes da vida, porque é o período em que começa o desenvolvimento cognitivo, biológico e também psicossocial.

Infelizmente, muitas crianças e adolescentes são encaminhados para abrigos ou casas lares (serviços de acolhimento provisório), porque suas famílias ou responsáveis estão impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. Estes locais de cuidado funcionam como uma moradia transitória, até que seja viabilizado o retorno à família de origem ou o encaminhamento para uma nova família, através da adoção.

Em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, a Fundação Marcopolo executa o Projeto Acolher, que subsidia financeiramente quarenta profissionais das áreas de psicologia e psicopedagogia que garantem o atendimento a dezenas de crianças e adolescentes acolhidos na cidade. E visando promover o aprofundamento da formação destes profissionais, a Fundação Marcopolo buscou consultoria junto ao Instituto Bem Cuidar, da Aldeias Infantis SOS Brasil, para uma capacitação em serviço, que obteve intensa participação destes profissionais.

A formação, realizada em novembro, teve como objetivo trabalhar características sócio jurídicas do cuidado em acolhimento, sofrimentos psíquicos de crianças, adolescentes e famílias nesses processos de cuidado e as interrelações de cuidado em rede.

Além disso, a capacitação serviu também como autorreflexão das interações existentes entre estes profissionais, as pessoas que atuam nos serviços e as próprias crianças, adolescentes e famílias.

Atualmente, o atendimento psicológico às crianças e adolescentes em serviços de acolhimento não é assegurado nas políticas públicas. E, por isso mesmo, nós da Aldeias Infantis SOS, que lutamos pelo direito de crianças a viverem em família e serem atendidas com dignidade, agradecemos à Fundação Marcopolo pela oportunidade de contribuir com aportes, apoiando a equipe do Projeto Acolher nestas temáticas tão essenciais para a promoção de infâncias saudáveis.