março 9 2022

Aldeias Infantis SOS na Ucrânia alerta sobre o impacto devastador da guerra

Milhares de crianças correm o risco de crescer sem os cuidados que necessitam no país 

 

 

Crianças e famílias na Ucrânia enfrentam um cenário de medo e destruição inimagináveis. No dia 24 de fevereiro, recebemos as primeiras notícias da invasão do país pela Rússia. Ataques de mísseis, tanques cercando cidades e explosões são alguns dos fatores devastadores para a população, principalmente para as crianças. Milhares correm o risco de crescer sem os cuidados que necessitam.  

"7,5 milhões de crianças da Ucrânia estão em perigo imediato e precisam do apoio de todo o mundo. Na medida em que o conflito se desenvolve, é provável que o número de crianças que perdem um dos pais aumente rapidamente. Todas as crianças têm o direito de crescer e se desenvolver em um ambiente seguro e protetor. Todas as crianças têm o direito de ter pais ou cuidadores dedicados ao seu lado. A necessidade é ainda mais forte quando o mundo se desmorona à sua volta”, afirma Dereje Wordofa, Presidente da Aldeias Infantis SOS Internacional. 

 
Necessidades urgentes de crianças em cuidados alternativos 
 

A Ucrânia tem cerca de 98.000 crianças que crescem em organizações de acolhimento no país, e outras 64.000 em lares adotivos. À medida que a situação avança, muitas mais crianças e jovens correm o risco de ficar sozinhos, necessitando de cuidados alternativos.  

Serhii Lukashov, Diretor Nacional da Aldeias Infantis SOS na Ucrânia, alertou para as necessidades urgentes das crianças acolhidas, uma vez que a guerra tem impossibilitado qualquer apoio a muitas organizações que desenvolvem esse trabalho no país. "Elas não têm provisões e não têm dinheiro. Estamos buscando formas de apoiar suas necessidades imediatas, em estreita colaboração com outros parceiros locais", diz ele. "Vamos continuar o nosso trabalho para proteger as crianças do horror da guerra". 
 

 

Programa de Emergência 
 

A Aldeias Infantis SOS na Ucrânia ativou o Programa de Emergência para apoiar 177 crianças e famílias em seus programas, assim como as milhares de crianças em serviços de cuidados alternativos no país. Conheça as principais ações desenvolvidas: 
 

  • Apoio imediato às crianças - e suas famílias - em serviços de cuidados alternativos. Cerca de 80 crianças e cuidadores apoiados pela Aldeias Infantis SOS na Ucrânia foram realocados para unidades da organização na Polônia. Em cooperação com parceiros locais, estão sendo fornecidos alimentos, suprimentos, apoio psicossocial e realocação de crianças em organizações de acolhimento deste país, bem como a seleção de famílias acolhedoras. 

  • Ajuda aos refugiados. Equipes nos países vizinhos, incluindo a Aldeias Infantis SOS na Polônia e Aldeias Infantis SOS na Romênia, estão aumentando os esforços para receber refugiados.   

  • Fortalecimento das famílias. A longo prazo, será desenvolvido um trabalho com parceiros para apoiar a recuperação das famílias dessa tragédia.   

A Aldeias Infantis SOS, junto com a Rede Ucraniana dos Direitos da Criança (Ukrainian Child Rights Network), criou também um serviço de linha direta para fornecer apoio psicológico remoto às famílias e aos profissionais da assistência social. 

A organização começou sua atuação na Ucrânia em 2003, e em 2010 abriu a primeira unidade da organização em Brovary, região de Kiev. O trabalho na região de Luhansk começou em 2012, e foi reorganizado em 2014 para responder às necessidades das crianças e famílias de ambas regiões. Devido aos ataques nessa área, o programa na cidade de Luhansk (a área não controlada pelo governo) deverá ser encerrado em abril de 2022.